Em seu primeiro discurso oficial, realizado nesta quarta-feira (24) na capital das ilhas Fiji, Suva, a duquesa de Sussex Meghan Markle enfatizou a importância da educação feminina, lembrando das dificuldades e obstáculos que teve de superar como estudante da Northwestern University, em Illinois.
Em companhia de seu marido, príncipe Harry, Markle conta que só conseguiu frequentar o ensino superior através de bolsas de estudo, programas de ajuda financeira e por um trabalho que conseguiu no campus.
"Todos deveriam ter a oportunidade de receber a educação que querem e, para as mulheres e meninas nos países em desenvolvimento, isso é vital", disse.
Depois do discurso, a duquesa anunciou doações para a Universidade Nacional de Fiji e para a Universidade do Pacífico Sul, onde foi realizado o evento, que permitirão que as instituições façam workshops que empoderem as mulheres, assegurem treinamento e deem oportunidade àquelas com potencial de liderança.
"Quando os instrumentos necessários são dados às meninas para que tenham sucesso, elas podem criar um futuro melhor não somente para elas, mas como para todos em seu entorno", adicionou Markle.
Depois de Fiji, o casal fará uma parada no minúsculo arquipélago de Tonga, voltará para Sydney para o encerramento dos Invictus Games, e por fim, visitará a Nova Zelândia entre os dias 28 e 31 deste mês.