Elas saíram de cena na década de 1980, quando as fraldas descartáveis se tornaram acessíveis, ganhando a preferência das mamães. Agora, as fraldas de pano estão de volta aos lares como alternativa para mulheres preocupadas com o meio ambiente, e por que não, com o bolso.
A fralda de pano não é mais a mesma. Novos tecidos e tecnologias foram criados para dar cara nova a esse produto. Para competir com a praticidade das fraldas descartáveis, os tracicionais quadrados de pano (que ainda existem) deram lugar a modernos e variados modelos. Os fabricantes garantem que as atuais fraldas são muito absorventes, não vazam e podem ser lavadas à maquina. Além disso, são mais confortáveis para o bebê.
Em geral, existem quatro modelos de fraldas de pano disponíveis no mercado:
Pré-dobradas - São as mais simples e as mais baratas. Muito parecidas às fraldas de pano normais, com a única diferença de que já vêm com as marcas de onde devem ser dobradas, para facilitar na hora de trocar o bebê. Para fechar a fralda você pode utilizar fita adesiva, mas o mais comum atualmente é usar o Snappi, uma garrinha de três pontas que prende a fralda (o Snappi pode ser comprado na Amazon.com). Esse tipo de fralda precisa de calça plástica para evitar vazamentos.
Pré-dobradas com botões ou velcro - Essas fraldas são super parecidas com as fraldas pré-dobradas, a única diferença é que já vem com botões de plástico ou velcro. Lembram o formato das fraldas descartáveis convencionais. Também precisa de calça plástica para evitar vazamentos.
Fraldas estilo pocket - São fraldas que vêm com uma abertura no formato de bolso (pocket) onde são colocadas faixas absorventes no interior. Essas fraldas já vêm confeccionadas com um tipo de plástico impermeável externo, ou seja, não é necessário usar calça plástica. Também lembram o formato das fraldas descartáveis. São fáceis de lavar e podem ser compradas em tamanhos P, M ou G. Há ainda o tamanho OS (One Size) que pode ser ajustado com velcro ou botões durante todo o período em que o bebê use fraldas (normalmente até os 2 ou 3 anos).
Fraldas tudo em um (AIO - All in One) - São as mais completas e parecidas com as fraldas descartáveis convencionais. São superpráticas, porém, as mais caras e leva mais tempo para secar. Têm uma camada interna absorvente costurada a uma camada externa impermeável com fecho ajustável (ou velcro ou botão de pressão).
Uma questão sustentável
Dados da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp revelam que uma fralda descartável leva, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Se, assim, o número já assusta, pense na quantidade de fraldas descartadas diariamente mundo afora.
É bom lembrar que, segundo estimativas, um bebê utiliza oito fraldas descartáveis por dia, ou seja, são 240 no fim do mês e, aproximadamente, 3 mil em um ano.
A discussão sobre o gasto de água e sabão nas lavagens das fraldas de tecido é recorrente, no entanto, estima-se que um litro de água por fralda seja o suficiente para lavar e enxaguar – uma quantidade pequena e menos agressiva ao meio ambiente.
A dica para evitar o desperdício é separar um balde para as fraldas sujas, que devem ser higienizadas com sabão de coco, já que produtos químicos podem causar alergias nos bebês. Outra boa dica é adicionar uma colher de sopa de vinagre branco a cada 10 litros de água para evitar o mau cheiro.
O bolso agradece
A engenheira química e empresária da loja Fralda Bonita, Bettina Lauterbach afirma que, em menos de três anos, o uso de fraldas de pano permite economizar até R$ 2 mil em relação ao custo das descartáveis.
A princípio, o investimento em fraldas de pano pode até parecer alto, já que cada fralda All in One, por exemplo, custa de R$ 25 a 30. Mas levando-se em conta que são nenessárias poucas fraldas por dia e que elas são duráveis, a relação custo-benefício compensa, e muito. "Não é preciso ter tantas fraldas. A média de utilização diária é de dez unidades", explica Bettina. O ideal é ter o dobro do que se utiliza ao dia – cerca de 20 fraldas – para dar tempo de lavar e secar.
Curiosidados ambientais
Para os ambientalistas, o retorno das fraldas de pano não significa uma volta ao passado, e sim uma opção verde que merece uma chance. Mas cada família tem os seus valores e sabe das suas obrigações. A rotina concorrida das mães também deve ser levada em consideração, por isso, a escolha é sua.
Esclareça suas dúvidas
No site Baby Center Brasil - especializado em gravidez e bebês – você encontra uma comunidade para discutir dúvidas sobre fraldas de pano. O "Fraldas de Pano Modernas" é um espaço democrático, para trocas de experiências sobre o uso das novas fraldas de pano, onde encontrá-las, quais os tipos, entre outras informações. (Fontes: Baby Center, Vida de Bebê, Coisas Minhas e Portal Educação)