Hoje em dia, vivemos tempos sombrios e, diante dessa realidade, descobrimos que, a cada semana, os pensamentos e sentimentos mudam; assim como os dias que, mesmo não parecendo, são diferentes, querendo ou não.
E a sua rotina, como anda? Desestabilizada ou inexistente, talvez? Nos próximos parágrafos, abordaremos um importante conceito ayurvédico elaborado com a finalidade de restabelecer o equilíbrio da sua saúde, em todos os aspectos, chamado dinacharya.
De acordo com o Ayurveda, estabelecer uma rotina saudável e consistente permite que o corpo esteja sempre em sintonia com os ciclos da natureza, promovendo um constante bem-estar.
Sendo assim, o dinacharya ajuda a criar equilíbrio durante as mudanças nos doshas (humores), que ocorrem naturalmente ao longo do dia. As atividades que fazem parte desse processo dinacharya incluem limpeza, massagem, exercícios, estudo, meditação e yoga, e existem diretrizes claras sobre o tempo dedicado a cada uma dessas atividades. Vamos conferir?
O que significa Dinacharya?
Começamos pelo significado literal da palavra. Em sânscrito, din significa "dia" e charya significa "comportamento" ou "disciplina". Com base nisso, dinacharya é a rotina que vai dar estrutura para o seu dia, garantindo que você reserve um tempo para todas as suas necessidades, sejam elas físicas, mentais, emocionais ou espirituais.
Por meio do conceito de dinacharya, a medicina ayurvédica nos dá sábios conselhos para maximizar a saúde e o bem-estar, incluindo práticas que começam na hora em que você acorda, até o momento de repousar. Lembrando que esses conselhos variam de acordo com a sua constituição individual (os doshas) ou seja, o que é bom para uma pessoa pode não ser para outra.
Dinacharya significa viver em harmonia com nossa constituição individual por meio das mudanças naturais na vida; ao longo do dia, das estações e do nosso ciclo de vida. Ao planejar nossa rotina diária, podemos trazer equilíbrio e garantir que não só encontremos tempo para todas as coisas que precisamos fazer, mas também para aquelas que nos dão prazer.
Nossa rotina diária, o dinacharya, visa manter nossos três doshas em um estado de equilíbrio saudável, e nossa digestão e metabolismo (agni) balanceados e em bom funcionamento.
Para manter nosso estado natural de harmonia, devemos primeiro conhecer nossa própria constituição e depois aprender a viver de acordo com suas reais necessidades esse é o verdadeiro caminho do Ayurveda.
Os doshas ao longo do dia
A prática de dinacharya leva em consideração a relação entre os doshas e a hora do dia. Diariamente, passamos por seis fases diferentes, que se relacionam com os doshas predominantes naquele período.
Ao amanhecer, quando o sol está prestes a nascer, prevalecem os aspectos secos, frios e móveis de Vata acumulados durante a noite (das 2h às 6h). De manhã, a energia fria e pesada de Kapha pode fazer com que você se sinta letárgico caso insista em ficar na cama (entre 6h e 10h).
Ao meio-dia, quando o sol está em seu ápice, a predominância é do dosha Pitta. Já no período da tarde, temos Vata reinando (entre as 14h e 18h. E à noite, o peso de Kapha retorna (das 18h às 22h), induzindo a uma sensação de relaxamento, sendo um bom momento para descansar. À meia-noite, quando o sol está mais distante da Terra, Pitta surge novamente.
Todos esses padrões podem parecer um tanto quanto rígidos, não é mesmo? Mas vamos olhar sob uma outra perspectiva: a de estruturar a sua vida com base nas coisas que você QUER, e que você PRECISA fazer, para se manter feliz e saudável.
Antes de começar o seu dinacharya, faça uma lista com tudo o que você gostaria de fazer todos os dias, ou todas as semanas e, em seguida, certifique-se de encontrar um espaço na agenda para elas. Não negligencie mais. Mãos à obra! Vai dar tempo.
Crie seu próprio Dinacharya
Agora que você já se aprofundou um pouco mais sobre o que é dinacharya, sabe que essa não é uma rotina rígida, mas elaborada para trazer equilíbrio e bem-estar. Sendo assim, nada mais justo que você formular o que funciona melhor para o seu perfil.
Inicialmente, sabemos que rotina e estrutura são muito benéficas para quem tem uma constituição predominantemente Vata, pois ajuda a manter a calma e o foco no dia a dia. Já os tipos Pitta estão acostumados a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e são naturalmente organizados; portanto, uma rigidez na rotina não seria tão necessária.
Por fim, aqueles de constituição Kapha precisam de motivação para que tenham energia ao longo do dia, e que consigam dormir bem ao final dele.
Abaixo, listamos algumas das principais diretrizes ayurvédicas para uma vida saudável. Então sinta-se livre para integrar aquelas que lhe forem mais orgânicas nesse início rumo ao equilíbrio. Lembrando que existem outros detalhes nessa rotina, não listados aqui, mas que podem ser facilmente encontrados na internet, e incorporados à sua rotina.
Observação: não se esqueça que esse estilo de vida é recomendado para pessoas saudáveis. Caso você possua algum distúrbio ou doença física e/ou mental, seu dinacharya deverá ser individualizado por um terapeuta ayurvédico competente.
Acorde cedo
Acordar cedo é um dos principais requisitos para quem deseja seguir uma rotina ayurvédica. Afinal, despertar junto ao nascer do sol permite sintonizar nosso relógio biológico aos ciclos da natureza. O ideal é acordar entre 6h e 7h, então comece aos poucos caso você não esteja acostumado a se levantar tão cedo.
Use o banheiro
As primeiras horas da manhã, das 2h às 6h, são regidas por Vata, que comanda todos os processos de eliminação no nosso corpo. Portanto, a melhor hora para evacuar é logo ao acordar. Isso também ajuda a limpar o Kapha que se acumulou durante o sono, despertando seus sentidos. Em seguida, lave o rosto com água fria.
Nunca suprima suas necessidades básicas, como defecar, urinar, comer quando estiver com fome, beber quando estiver com sede, dormir quando estiver cansado, espirrar, bocejar, arrotar, soltar gases, chorar, pois agrava Vata e afeta os outros doshas.
Beba água
Beber um copo de água morna pela manhã ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite. Aqueles com constituição Pitta podem tomar água em temperatura ambiente. E caso você não sinta muita fome ao acordar, pingue cerca de 10 gotinhas de limão na água, para acender seu fogo digestivo.
Cuide da higiene bucal
Faça um bochecho com óleo vegetal (como de coco ou gergelim) por pelo menos 30 segundos. Cuspa e, em seguida, massageie suas gengivas com o dedo indicador. Depois escove seus dentes como de costume.
Raspe sua língua
Uma das práticas mais populares quando o assunto é dinacharya é a raspagem da língua. Após escovar os dentes, enxágue sua boca e raspe suavemente sua língua com um raspador de cobre (se não tiver, pode ser outro metal ou até mesmo com uma colher). Finalize com um gargarejo com água.
Faça uma automassagem
Dedique um tempo a si mesmo, fazendo uma auto massagem com óleo vegetal morno. Deixe que ele aja na pele por pelo menos 15 minutos, diariamente, e depois tome um banho. Algumas pessoas gostam de se exercitar com o óleo no corpo, e só depois entrar na ducha, mas isso pode ser um tanto quanto incômodo.
Se tiver pouco tempo, você pode simplesmente colocar um pouco de óleo de gergelim nas mãos e massagear o pescoço, cabeça, coluna e planta dos pés. Mesmo se feita três vezes por semana, a massagem com óleo terá um efeito benéfico, especialmente para acalmar Vata.
Exercite-se
Pode ser difícil para quem está começando, mas procure fazer algum exercício pela manhã, até começar a transpirar ou respirar pela boca nada muito extenuante.
Dependendo da idade, as pessoas Kapha podem fazer exercícios mais pesados e vigorosos; os Pitta devem fazer exercícios moderados e não competitivos; já os Vata devem se dedicar mais a caminhadas ou yoga.
Tome um banho
Recomenda-se um banho ou ducha após a automassagem ou exercício. Água quente é excelente para Vata e Kapha. Já os Pitta podem usar água mais fria. O banho purifica os sentidos, dissipa o cansaço e aumenta ojas (sua essência vital).
Medite
Após o banho, sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e concentre-se na respiração. A meditação tem muitos benefícios para a saúde, incluindo aumento da consciência, clareza e redução do estresse.
Começar e terminar o dia com uma oração, meditação, pranayama (técnicas de respiração) ou um ritual de sua escolha ajuda a equilibrar o aspecto espiritual e material.
Alimente-se adequadamente
Precisamos comer regularmente, deixando de 4 a 6 horas entre as refeições e três horas pelo menos entre a última refeição e a hora de dormir. É importante comer de acordo com a constituição dos nossos doshas e variar nossa dieta de acordo com nosso estado de saúde e a estação do ano.
Coma devagar, certificando-se de mastigar cada garfada para que possamos digerir e absorver a comida. Coma calmamente, sem fazer mais nada ao mesmo tempo, como ler ou assistir TV. Após o almoço e jantar, se puder, faça uma pequena caminhada (nem que seja dentro de casa) para estimular a digestão.
Tenha uma boa noite de sono
Uma mente calma, auto massagem com óleo vegetal, um banho, um bom jantar e uma cama confortável em um ambiente relaxante devem ajudar a garantir uma boa noite de sono.
Procure dormir sempre no mesmo horário todas as noites, se possível, antes das 22h evitando a hora de Pitta e garantindo suas 8 horas de sono. Antes de dormir, ore ou medite novamente.