Família

Dicas para a polarização nas redes sociais não te prejudicar

10 jan 2019 às 15:12

O mundo está passando por momentos de acirramentos de posicionamentos, em todos os cenários: religião, futebol, política... E logo se formam grupos em discussão, isso em muito é culpa das redes sociais e novas tecnologias.


Muitas pessoas usam as redes sociais não só para descontração, mas também para emitir opiniões e, muitas vezes, partir para agressões. Um alerta a ser feito é que uma ação que aparenta ser apenas de cunho pessoal pode também prejudicar, no campo profissional.


 É importante ter em mente que não há problema em ter redes sociais, desde que tomados os devidos cuidados, assim, não é preciso o extremismo de ‘deixar todas as redes sociais’, apenas olhar de uma forma mais inteligente para a ferramenta.


O CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal, Reinaldo Passadori, afirma que o cuidado deve ser grande: "Para que excessos, mensagens e fotos inadequadas não prejudique o lado profissional, ou mesmo as relações familiares. Assim, a dica que dou é: você pode colocar suas ideias, emitir suas opiniões, mas sempre com consciência e com civilidade", afirma o CEO.


Passadori disponibilizou algumas dicas que podem ser úteis no processo de utilização das redes sociais:


Perceba que limites são necessários – é muito simples, no novo mundo online os valores devem ser os mesmos do mundo real. Muitos estão descobrindo essa realidade e acham que não existem leis, contudo, não é bem assim, por isso os cuidados devem ser similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa.


Foque no positivo – muitas pessoas debatem o problema dos outros, não seria melhor defender as qualidades do lado que se defende? O CEO recomenda valorizar e dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.


Evite debates mais tensos e brigas – emitir opiniões não tem problemas, contudo, em tempos de polarização, vemos muitas brigas e exposições desnecessárias, dificilmente mensagens em redes sociais mudarão opiniões de pessoas, muito pelo contrário, poderá ser vetor de ódio.


Respire fundo antes de responder – ao ver uma mensagem não precisa responder imediatamente, principalmente se estiver nervoso. Assim, não responda, pode até escrever o que pensa, mas deixe para enviar quando estiver mais calmo, releia antes de enviar, recomenda o CEO. Na maioria das vezes perceberá que a resposta era desnecessária ou descabida.

Fuja da fake news - evite ser um replicador de informações falsas, nesta fase estão se multiplicando informações que não condizem com a verdade, assim cuidado ao enviar informações que recebe sem conferir fontes. E, se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito.


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