Proclamada como "padroeira das mães cristãs" pelo papa Alexandre III, santa Mônica é lembrada neste dia 27 de agosto como uma mulher de fé que foi temente a Deus.
Santa Mônica nasceu em Tagaste, norte da África, e desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres levando a palavra de Deus e a rezar pela conversão de sua família.
No seu casamento com um jovem pagão que a maltratava, ela teve três filhos. Dentre eles, o mais conhecido foi santo Agostinho, que levou sua mãe a ter grandes preocupações e angústias durante a vida. Mônica chegou a pedir conselhos ao bispo que recomendou que ela continuasse rezando pelo filho. Finalmente, as súplicas dela foram atendidas e Agostinho converteu-se ao cristianismo, tornando-se mestre em teologia.
Leia mais:
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais
Santa Mônica deixa para os fiéis um modelo de oração incessante, prática piedosa e intercessão pelos filhos. Os seus restos mortais se encontram na basílica menor de santo Agostinho, no centro de Roma.
ORAÇÃO DE SANTA MÔNICA
Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas, alcançastes de Deus a conversão de Vosso filho transviado, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do meu filho desobediente, rebelde e inconformado, que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a família. Que Vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu filho voltar ao bom caminho.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.