Quem resgata um cãozinho das ruas ou adota o melhor amigo de um abrigo, sempre tem curiosidade de saber a idade do animal. Isso pode parecer tarefe difícil, mas sabia que existe uma maneira fácil de descobrir? De acordo com médico veterinário do Max em Ação, Marcello Machado, é mais fácil de descobrir isso prestando atenção nos dentes do animal.
Os dentes permanentes dos cães são mais amarelados do que os primeiros que nasceram. No entanto, é preciso se atentar a higiene bucal do peludo. "Ao adotar cão, faça um check up e também providencie a higienização dos dentes dele, seja por escovação ou remoção do tártaro na clínica veterinária. Garantir a saúde bucal do seu cãozinho também é praticar guarda responsável".
Confira a lista abaixo com as várias fases da vida do cãozinho e descubra a do seu melhor amigo:
"Os primeiros dentes dos cães começam a nascer quando o filhote tem entre seis e oito semanas de vida. Nesse período, os dentes são muito brancos, como o dente de leite das crianças", explica Machado.
"Já entre os três e seis meses, a tendência é a de que os dentes caiam para o nascimento dos permanentes, que são naturalmente menos brancos", diz. Então preste atenção se acontece isso com o seu bichinho.
"Nessa fase, o cãozinho já tem todos os dentes permanentes e os dentes traseiros são os primeiros a ficar mais amarelados, fala Marcello. Além disso existe outro detalhe, um filhote tem em média 28 dentes, enquanto um cão adulto tem aproximadamente 42.
A energia de um cão com mais de 5 anos já não é a mesma. É fácil de perceber que eles ficam mais calmos quando são mais velhos. Além disso, os dentes já são mais amarelados e desgastados.
Os cães com mais de 10 anos já são considerados idosos. "Nesse período, os dentes começam a cair, ficam mais amarelados e bastante desgastados. A energia para brincar e passear diminui, ele gosta de passar mais tempo quieto e dorme mais", afirma o veterinário.