Família

Creme dental infantil não é eficiente contra cáries

05 mai 2010 às 09:49

Um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) coloca em xeque a eficácia do creme dental específico para crianças. Segundo pesquisadores, a baixa concentração de flúor não é tão eficiente contra as cáries e para prevenir manchas nos dentes, a chamada fluorose.

Até então, achava-se que a grande vantagem destes cremes dentais era a baixa taxa de flúor, que supostamente ajudaria a prevenir doenças dentárias e cáries, já que até os 3 anos, a criança não sabe cuspir ou bochechar, e por isso acabaria engolindo mais flúor do que o recomendado.


Em excesso, essa substância causa fluorose, problema que afeta o esmalte e produz manchas nos dentes. Em casos mais graves, os dentes ficam porosos e amarronzados.


O problema é que, segundo a pesquisa, a fluorose não é causada pela concentração do flúor no creme dental, mas pela ingestão de uma grande quantidade do produto.


Para diminuir o risco de fluorose e evitar cáries, as crianças deveriam usar o creme dental convencional em pouca quantidade - semelhante a um grão de arroz, e não o próprio para crianças que tem menor concentração de flúor deixando de ser eficaz na prevenção das cáries.


Prevenção de cáries


Os pesquisadores explicam que a melhor maneira de prevenir o aparecimento de cáries nos dentes das crianças é começar os cuidados logo após o nascimento.


Nos recém-nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando a gengiva, bochechas e língua para remover os resíduos do leite.


A partir do 6º mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, pode-se usar uma dedeira. A escovação começa a partir do primeiro ano com uma escova macia.

Evitar a mamadeira noturna e controlar a alimentação do seu filho em relação a ingestão de balas, doces, iogurtes e refrigerantes, que são inimigos da boa higiene bucal. A escovação, com creme dental comum, deve ser feita ao acordar, depois das refeições e antes de dormir. (Fonte: Minha Vida)


Continue lendo