Crise financeira é uma das fases mais difíceis que um indivíduo pode vivenciar. São contas para pagar, família para sustentar, prestações, empréstimos para quitar e dentre outras responsabilidades que acabam trazendo muito estresse para a rotina da pessoa. Por conta disso, selecionamos seis dicas básicas que poderão lhe ajudar nesta fase.
1 - Não gaste mais do que você ganha
Evite ao máximo adquirir dívidas. Se você já está no vermelho, dê prioridade ao pagamento das dívidas de juros mais altos.
2 - Anote todas as suas despesas
Ter uma planilha ou um aplicativo de controle de gastos te ajuda a entender melhor as suas despesas e onde é possível fazer cortes.
3 - Economize e pense em investi-lo
Lembre-se que economizar é separar uma parte do seu salário assim que receber, e não no final do mês caso sobre algum dinheiro.
4 - Busque ajuda de um profissional
Se você conseguiu economizar um dinheiro, mas não sabe como investí-lo bem, procure a ajuda de um administrador financeiro.
5 - Tenha objetivos financeiros
Tenha metas claras do que você quer ter no futuro como comprar uma casa, fazer uma viagem ou até mesmo uma boa aposentadoria.
6 - Faça uma reserva de emergência
Tenha uma reserva contendo 6 meses de custos de vida para o caso de ocorrer uma emergência médica ou até mesmo em caso de demissão.