Na última sexta-feira (4/12), o programa Justiça no Bairro celebrou o casamento coletivo de 3.040 casais – além de atingir o maior número de inscritos em uma mesma edição do evento, pela primeira vez pessoas de todo o Estado puderam fazer a habilitação e participar da cerimônia de forma simultânea.
Por conta da pandemia, o evento que anualmente ocorre no formato presencial na Arena da Baixada teve que ser reestruturado para possibilitar a concretização do sonho dos participantes. A sede do Sesc de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi organizada para receber as autoridades, os músicos e a equipe de transmissão do evento, respeitando o Decreto estadual e as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Com flores, tapete vermelho, música e transmissão ‘ao vivo’ no canal do YouTube do Sesc, a cerimônia virtual teve início às 18h e foi acompanhada pelos noivos nos cartórios de cada cidade. A emoção, mesmo sem a presença física dos casais, foi tomando conta do ambiente e repercutiu na rede social: com mensagens de ‘parabéns aos noivos’ e de felicitações, famílias inteiras interagiram durante a celebração. Ao todo, foram mais de seis mil visualizações no canal.
Leia mais:
Viih Tube revela se pretende ter mais filhos e expõe planos com Eliezer
Aline Wirley e Igor Rickli apresentam filhos adotivos ao público
PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças
Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças nas férias
A Cerimônia
A coordenadora do programa Justiça no Bairro, Desembargadora Joeci Machado Camargo, iniciou a cerimônia agradecendo a parceria com o Sesc, com os cartórios de todo o Estado e com os demais apoiadores. "Foi um trabalho incansável e uma dedicação enorme para organizar todo o evento. Vocês não mediram esforços para concretizar o sonho desses casais e para que tudo transcorresse dentro dos limites estabelecidos, como o cuidado com o distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool em gel.”
A magistrada também agradeceu a participação dos juízes paranaenses e dos juízes de paz, que estavam em suas Comarcas para oficializar a união dos casais em conjunto com a celebração virtual.
Na sequência, uma linda história foi apresentada ao público: a do senhor Antônio Darci e de Dona Maria – um paulista e uma mineira, que conseguiram regularizar a união e também o registro civil.
O senhor Antônio, até chegar ao programa Justiça no Bairro, não existia. Por um equívoco, ele foi considerado falecido. Foram anos tentando ajustar a situação, mas ele não conseguia. A vontade desse paulistano era casar e registrar os seus dois filhos, pois no documento só consta o nome da genitora. A equipe do Justiça no Bairro acolheu a demanda e concretizou o desejo do casal – o casamento foi oficializado durante o evento.
Ao presenciar a história de vida desse casal, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, ressaltou a importância de o Judiciário prestar esse serviço aos cidadãos. "Essa história representa bem a atividade que é exercida no Justiça no Bairro – uma atividade em que a Justiça está próxima do cidadão, próxima das pessoas humildes e, com muita rapidez, entrega o direito à pessoa.”
O chefe da Justiça estadual lembrou que, em 2003, quando era Juiz Auxiliar da Presidência do TJPR, a então Juíza Joeci o procurou e falou sobre a sua intenção de realizar uma Justiça mais próxima da população. "Participei desse início e fico contente ao perceber o resultado desse grande trabalho. Esse projeto é realizado com muito amor, há muitos anos. O Paraná presta um serviço de excelência”.
O Vice-Governador do Estado e Presidente da Fecomércio, Darci Piana, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Justiça no Bairro. "Tenho imensa alegria de fazer parte dessa parceria que tem um alcance extraordinário. Já são mais de 40 mil casamentos celebrados em conjunto com o Tribunal”.
Por fim, a Pastora Erika Checan abençoou o enlace dos casais que acompanhavam a transmissão. Em sua fala, ela enalteceu a importância da união. "Casamento é unidade integral e unidade espiritual. Estar unidos, ultrapassa o físico. É a união que possibilita enfrentar as adversidades da vida”.
Um pedido de casamento surpresa
Durante o evento, foi com uma linda canção que o Juiz de Direito Fernando Swain Ganem pediu a mão da namorada Jacqueline Borim em casamento. Com tudo já organizado por ele, os noivos disseram o ‘sim’ ao vivo e trocaram as alianças.
O casal já estava junto há mais de um ano e o magistrado resolveu fazer a surpresa. Para Jacqueline, foi a realização de um sonho. "Toda mulher sonha em casar. Toda mulher sonha escutar um pedido de casamento. Ele me pedir em casamento assim, eu não esperava. Foi uma linda surpresa”.