O Senado canadense aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei que legaliza o uso recreativo da maconha em nível nacional. O Cannabis Act passou pelo Senado com 52 votos a favor contra 29 votos contrários. Os canadenses poderão comprar e consumir legalmente a maconha a partir de setembro. Assim, o Canadá se torna o segundo país do mundo, depois do Uruguai, a legalizar o uso recreativo da maconha.
Os canadenses poderão comprar a droga online por produtores federais licenciados, plantar até quatro mudas da planta em casa e adultos poderão ter em posse até 30 gramas de cannabis em público.
Já as comidas que incluem cannabis não estarão disponíveis imediatamente, porque o governo precisa de tempo para estabelecer regulações específicas para esses produtos.
Assim que a lei foi aprovada, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, comentou no Twitter colocando em pauta os lucros da criminalidade, que terão outros destinos: "Tem sido muito fácil para as nossas crianças comprarem maconha - e para os criminosos roubarem os lucros. Hoje, a gente muda isso. O nosso plano para legalizar e regularizar a maconha acabou de passar pelo Senado. #PromessaCumprida".