As botas de cano curto estão mais uma vez em alta neste outono/inverno e destacam-se em meio aos coturnos, botas de cano alto e ankle boots. Logo, o modelo é ideal para compor looks estilosos e despretensiosos. Versáteis, elas podem ser utilizadas tanto em dias frios, como naqueles de meia-estação, basta saber combiná-las com o look da vez.
Para o inverno 2012, ora surgem fechadas ou vazadas, ora surgem detalhadas com elementos de influência militar, como cadarços (estilo montanhismo, formato hiking boots) e fivelas, assim como, aveludadas, estampadas, texturizadas e, em geral, em tons fechados ou terrosos. Os estilos e materiais variam e misturam-se, e os saltos também.
Neste ano elas trazem cortes geométricos, recortes e modelos com um toque de masculinidade, de bicos finos ou arredondados numa rica variedade e possibilidades. As botas no estilo coturno de cano curto prometem fazer dos looks bem mais confortáveis e despojados, possibilitando diversas combinações com meias estilizadas e até mesmo calças skinny, que valorizam as pernas, deixando o calçado em evidência.
Como combinar
Cano muito curto + salto alto: é o chamado abotinado, que lembra um sapato fechado. Também são encontrados com bico fino. Podem ser usadas com calças retas ou evasê, que cubram o peito do pé.
Cano curto (cobre os tornozelos) + salto baixo: é um modelo esportivo. Podem ser de couro, que ficam bem com jeans ou calça reta que cubra o peito do pé; ou de camurça, que confere um estilo mais pesado e combinam com jeans de corte reto. Evite usar este modelo com calça de boca estreita.
Cano curto + salto alto (ou médio): é o modelo mais tradicional e perfeito para o dia a dia. Fica bem com calça social ou jeans de boca reta e deve ser usada por baixo da calça.
Cano médio (cobre até a metade da panturrilha) + salto alto (ou médio): modelo bom para mulheres altas e com pernas compridas. Pode ser usado com saias pelos joelhos ou longas até o tornozelo, e com calça de boca reta, que cubra todo o cano. Mulheres baixas e com pernas grossas têm que combinar o modelo com saias que cubram o cano para disfarçar o excesso de panturrilha e para não parecerem ainda mais baixas.
Outras dicas