As lojas estão lotadas de modelos e lavagens de calças jeans diferentes, e no meio de tudo isso você se pergunta como escolher o jeans realmente adequado ao seu tipo de corpo? Às vezes, ao comprar calças levamos em conta apenas a beleza das peças e deixamos de lado detalhes que são extremamente importantes. Você pode até achar linda, maravilhosa, mas talvez ela não seja para você. Porém, não se desespere, sempre tem um jeans que cai bem no seu corpo! Quer ver? Confira dez dicas espertas e saiba o que pode e o que não pode usar!
Pernas grossas
Aposte em cortes retos, não muito justos. Para alongar a silhueta, prefira calças de tons escuros e sem bolsos frontais, pois estes dão sensação de volume. Com salto alto, parecerá ainda mais longilínea.
Evitar
Modelos que afunilam na barra, como a skinny, ou terminam na parte mais grossa da panturrilha, como a corsário.
Pernas curtas
Prefira as calças com a boca aberta, como a de sino ou bootcut (uma boca de sino mais discreta). Quer suas pernas mais longas? Deixe a barra comprida o suficiente para cobrir o peito dos pés e use sapatos da mesma cor da calça. Modelos de cintura alta e linhas verticais também são ótimas opções.
Evitar
Dobrar a bainha ou usar modelos que acabam no meio da perna, como a capri.
Pernas finas
Aposte em lavagens claras nas coxas e detalhes (rasgos, brilhos e bordados), que dão efeito de volume! Bolsos laterais (tipo cargo) também conseguem um efeito robusto às suas pernas.
Evitar
Pantalonas e modelos muito amplos, você não quer parecer perdida no meio de tanto pano, né?
Cintura grossa
Opte por cós mais largo, que acentua as curvas. Cintura média, ou seja, que fica dois ou três dedos abaixo do umbigo, também é recomendado. Lavagem clara ou detalhes na altura do quadril deixarão esta região maior, desta forma, sua cintura parecerá mais fina.
Evitar
Cintura muito baixa (na altura dos ossos da bacia).
Culote e quadris largos
Tecidos escuros, foscos e encorpados emagrecem. Opte por modelos soltos e de corte reto, que não marcam o corpo, o que faz com que as imperfeições não apareçam. A boca mais aberta também ajuda a equilibrar o volume dos quadris, deixando a silhueta proporcional.
Evitar
Calça muito justa, com pregas ou outros detalhes na frente. Eles podem ficar repuxados devido à largura dos quadris, dando a impressão de roupa apertada.
Quadris estreitos
Abuse das pregas, dos brilhos e de outros detalhes na área do quadril. Escolha lavagens claras, com bolsos na lateral. Tudo isso para dar bastante volume para seu quadril.
Evitar
Calças sequinhas e sem volume.
Para quem tem barriga
Peças de cintura alta, principalmente aquelas com zíper lateral, acomodam melhor os pneuzinhos. Não use nada que chame a atenção para a região, afinal o objetivo é esconder! Prefira modelos escuros, com bolsos falsos nas laterais e sem qualquer detalhe na parte da frente.
Evitar
Cintura baixa, que deixa o excesso de gordura à mostra.
Bumbum grande
Nada de detalhes ou lavagens claras na parte de trás. Bolsos falsos são ótimos, pois não acrescentam volume. Modelos soltos e com cavalo mais baixo, como a boyfriend, não marcam o bumbum.
Evitar
Calças agarradas ao corpo, que vão causar o efeito contrário que você deseja.
Bumbum pequeno
Dê preferência para as lavagens claras na parte de trás, assim como brilhos, tachas, bordados e outros detalhes.
Evitar
Modelos muito largos ou apertados, que achatarão ainda mais o bumbum.
Celulite e flacidez
Jeans mais grossos seguram gordurinhas no lugar. As lavagens escuras também disfarçam celulite.
Evite
Jeggings (leggings feitas com jeans) e modelos com lycra, que evidenciam ainda mais o problema. (Fonte: MdeMulher)