Que pessoas e quais valores, no mundo atual, são capazes de inspirar as pessoas a ponto de realmente transformá-las e de levá-las a evoluir? Que figuras, personalidades, são as mais admiradas e em quais as pessoas mais se inspiram? E até que ponto a inspiração captada nas mais admiradas é capaz de transformar a vida das pessoas incentivando a sua evolução? Inspiração para a mudança não é um achado fácil. Nessa época em que a virada do ano se aproxima e todos se perguntam quais as prioridades para o Ano Novo: o que gostariam de mudar e como mudar?
Em busca dessas respostas a agência Giacometti Comunicação realizou um estudo. O objetivo era saber onde os brasileiros buscam inspiração no dia a dia, para evoluir, mudar, aprender e para se tornarem seres humanos melhores.
Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa é que em resposta à pergunta "quem te inspira?", os entrevistados não citaram Dalai Lama, o papa ou outras personalidades de destaque. Em primeiro lugar, apareceu a mãe, pessoa que mais inspira, apontada por 46%; em segundo, o pai (33%); em
terceiro, o amigo e os irmãos (10% das indicações cada). As respostas a essa questão estampam a importância da família como fonte de inspiração das pessoas.
Em resposta estimulada e múltipla (primeira citação), 73% dos entrevistados identificaram a família também como a instituição que mais contribui para a sua formação pessoal, seguida pela religião, com 11%.
A pesquisa teve duas fases, a qualitativa e a quantitativa, na qual foram entrevistadas 400 pessoas divididas em classe AB (100 homens e 100 mulheres) e classe C (100 homens e 100 mulheres).
Famosos
E quais os famosos mais admirados? Em resposta espontânea, os 10 mais citados foram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (19%); Sílvio Santos 10%; e Ivete Sangalo e Ronaldo Fenômeno (6% cada um).
Em resposta espontânea e múltipla, os entrevistados elencaram quem são os seus ídolos. Os cinco mais citados estão: Jesus Cristo (10%); o ex-presidente Lula (7%); Chico Xavier (5%); Ronaldo Fenômeno (5%); pais (4%); Ayrton Senna (4%). Entre as razões que justificam ser um ídolo, estão, principalmente, o talento (37%); a humildade (20%); o exemplo de vida (12%); fé (12%); persistência e garra (11%); e solidariedade (9%).
Outros destaques da pesquisa
Ramos (7%); e Cláudia Raia e Ivete Sangalo (4% cada);
(19%); José Serra (12%);
[*]famosos mais admirados que trabalham para o bem comum: ex-presidente Lula (21%);
Renato Aragão (11%); Silvio Santos e Marta Suplicy (10% cada um);