A acne na mulher adulta é uma queixa que vem aumentando nos consultórios médicos nos últimos anos. Ela pode ser a mesma dos tempos da adolescência e continuar atormentando na fase madura ou simplesmente surgir sem antecedentes.
Geralmente ela surge a partir dos 25 anos, se instalando na mandíbula, pescoço e também na testa, mais próxima do cabelo. As principais características das lesões podem ser bastante profundas formando pequenos nódulos avermelhados e pústulas.
O problema geralmente é decorrente de alterações hormonais e ovários policísticos. Assim como o uso incorreto de cosméticos, uma má alimentação e o estresse, podem ser fatores decisivos para a ocorrência da acne. O tratamento ideal deve ser realizado em conjunto, entre dermatologista e ginecologista.
A partir do momento em que o aparecimento da acne é detectado, deve-se procurar um especialista para saber a verdadeira causa e iniciar o tratamento adequado. O combate contra a acne deve ser realizado de maneira regular e séria. Uma das alternativas é o uso da pílula anticoncepcional, que atue contra o hormônio masculino ou através de bloqueadores dos receptores hormonais, impedindo a ação hormonal sobre a pele. Outras opções complementares são: terapia fotodinâmica, peelings, medicamentos tópicos ou orais.
Procure sempre usar os produtos certos para o seu tipo de pele. Evite dormir com maquiagem. Pratique exercícios físicos, eles equilibram a produção de todos os hormônios do seu corpo. Limpe o rosto corretamente até três vezes ao dia, pois mais que do que isso pode estimular a oleosidade da pele.
Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e bem-estar