A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, comum na infância. Causada pelo vírus varicela-zoster, a catapora é em geral, uma doença benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas na pele e coceira intensa.
Somente no ano de 2009, foram registrados 7.901 casos, com 1.315 surtos e 7 óbitos, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica. No ano de 2010 um novo surto da doença chegou a preocupar cidades do interior de SP e Minas Gerais, registrando 1.572 casos até o mês de setembro.
A catapora também pode trazer algumas complicações. As mais frequentes são pneumonia e encefalite. Osteomelite, artite e varicela hemorrágica são menos comuns, mas quando ocorrem podem levar à morte em pouco tempo.
Segundo o pediatra e neonatologista do Hospital Albert Eisten e do Instituto Saúde Plena, Jorge Hubberman, mesmo após a cura da varicela o vírus permanece latente no corpo podendo se reativar causando uma nova doença, a Herpes-Zoster.
"O vírus pode voltar na fase adulta, normalmente em pessoas com baixa imunidade, como na velhice ou doentes crônicos, por exemplo. A Herpes-Zoster causa lesões parecidas com a catapora, no entanto, afetam os nervos e provocam dores muito fortes. Pode ser uma doença benigna, mas senão tratada de forma adequada torna-se letal", explica Hubberman.
Qualquer pessoa que tenha tido varicela é suscetível de ter a doença, que ocorre normalmente em adultos com mais de 50 anos. Embora seja raro, a Herpes-Zoster também pode se manifestar em crianças.
Sintomas
Antecedendo as lesões de pele, os pacientes referem muitas vezes mal-estar, dor de cabeça, febre, dores nevrálgicas (nos nervos), perda de sensibilidade, ardência e coceira locais. A lesão típica é uma vesícula (bolha pequena) sobre uma base avermelhada na pele.
Surgem de modo gradual, levando 2 a 4 dias para se estabelecerem. Quando não ocorre infecção secundária por bactérias, as vesículas "secam" formando crostas e o quadro evolui para a cura em 2 a 4 semanas. As regiões mais comprometidas são a torácica, cervical (pescoço), trigêmeo (face), e lombo-sacra (na altura da cintura). A erupção ocorre sempre em um lado do corpo, seguindo o trajeto de um nervo.
A dor é com frequência intensa e debilitante. Pode se manifestar com combinações de coceira, ardência com perda de sensibilidade local e dores intensas súbitas e agudas. Um leve toque no local pode induzir a um desconforto acentuado.
Prevenção
A vacina de prevenção da varicela é recomendada em dose única após o primeiro ano de vida da criança e, em adolescentes suscetíveis (baixa imunidade/doenças crônicas) são recomendadas duas doses. Em geral, a imunidade após um episódio de catapora é permanente, sendo rara a ocorrência de uma nova infecção.