Quem tem um Ford Ka encontra dificuldade para acomodação da cadeirinha de carro tipo bebê conforto (suporta até 12 quilos) porque o cinto de segurança é curto. Foi o que constatou a ProTeste Associação de Consumidores ao testar sete modelos de cadeirinha de carro e sua compatibilidade com 11 carros populares de pequeno porte (Citröen C3, Fiat Palio, Ford Fiesta, Ford Ka, GM Celta, Peugeot 207, Renault Clio, Volkswagen Fox, Fiat Uno, GM Corsa e Volkswagen Gol).
O Ford Ka não se adaptou a seis dos modelos analisados. A única opção segura foi o bebê conforto da Infanti sem base. Na avaliação anterior feita no ano passado, já houve incompatibilidades entre os modelos de cadeirinhas e os veículos. Na época foi enviada notificação ao Conselho Nacional de Trânsito, que não respondeu. A Proteste encaminhou novamente solicitação para que se crie legislação específica para adequação do equipamento ao carro.
No teste foi avaliada a compatibilidade entre as cadeirinhas e veículos supondo que a criança já estaria acomodada no momento da fixação no banco traseiro. Foi levado em conta se o bebê conforto passa pelo vão da porta sem interferências, e se fica estável e firme no assento.
Também foram verificadas a estabilidade e fixação do dispositivo no assento, mesmo com as movimentações da criança, e se pode ser usado com ou sem base, além das condições dos cintos de segurança.
Foram avaliados os seguintes modelos: Bébé Confort com base Street Fix; Burigotto com e sem base Touring 3029; Chicco com base, Auto-Fix Plus; Galzerano sem base Piccolina 8140; Infanti sem base LB321 R2; e Peg-Pérego com base Primo Viaggio Tri-Fix.
Quanto à estabilidade e fixação, o modelo que se saiu melhor em quase todos os veículos foi o modelo da Burigotto. Mas o bebê conforto da Peg-Pérego foi indicado como o melhor para oito modelos de veículos. O Palio fez com que todos os modelos de cadeirinha sofressem uma leve inclinação para frente, ou seja, o banco não acomodou a base perfeitamente.
Mesmo com a criança se movimentando a maioria das cadeirinhas se saiu bem, exceto: no Peugeot 207, Burigotto, com ou sem base, e Infanti; no C3, Bebé Confort; no Corsa, Burigotto sem base; no Fiesta, Burigotto com base Chicco, Peg-Pérego e Bebé Confort, que foram consideradas aceitáveis. No Ka, apenas o Infanti se saiu bem.
Novas formas de fixação
A Proteste reivindica novas formas de fixação para os carros brasileiros. Atualmente, apenas modelos importados e sofisticados contam com maneiras mais práticas, que facilitam a instalação e retirada desses dispositivos, como o Isofix ou o Top Tether que "agarram" e "ancoram" as cadeirinhas.
No site da Proteste está disponível a listagem com as melhores opções para cada carro, manual para instalação e tabela completa de compatibilidade (www.proteste.org.br).