Na última terça-feira (23), a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, recebeu a visita do secretário de Assistência Social de Joinville, Vagner Ferreira de Oliveira, acompanhado da presidente do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade, Liliane Piscki, e da vice-presidente Josefa Jenuína.
Também estiveram presentes na ocasião, a Diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Nanci Kemmer; a assessora de Planejamento da pasta em Londrina, Elaine Galvão; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista; a representante da casa da Mulher, Sonia Ulian; e a diretora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM), Lucimar Rodrigues.
Eles vieram conhecer as ações desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de Londrina, no âmbito da atuação e prevenção da violência contra a mulher, capacitação para o trabalho, inclusão produtiva e formação para a cidadania. Segundo Nanci Kemmer, a visita durou cerca de três horas e foi extremamente positiva.
Nanci contou que o encontro foi motivado pelo interesse da prefeitura de Joinville em implantar uma secretaria específica de Políticas para as Mulheres, considerando que Londrina é uma referência neste assunto e desenvolve um trabalho nesta área desde 1993. Segundo ela, por Londrina ser uma das primeiras cidades do País a contar com um organismo de Políticas para as Mulheres, a ideia da visita foi conhecer o processo histórico, as legislações e o funcionamento dos serviços.
A diretora contou ainda que a equipe de Joinville também foi levada para conhecer a Vara Maria da Penha, onde foram recebidas pela juíza Zilda Romero e pela promotora de justiça Susana de Lacerda. Elas salientaram a importância da Secretaria e os avanços alcançados por meio da implantação da Patrulha Maria da Penha, instituída no Município em julho 2015, para atender os casos de mulheres que contam com medidas protetivas de urgência expedidas judicialmente. O objetivo é acompanhar e garantir o cumprimento das medidas, reprimindo a prática da violência. Os representantes da prefeitura de Joinville pretendem voltar a Londrina, com uma equipe maior.