'Cruelty Free' é um termo em inglês para Livre de Crueldade, que representa uma ideologia de que qualquer atividade humana deve ser livre de crueldade contra humanos e animais. Esse termo é muito usado para descrever produtos veganos, que não utilizam testes em animais. Os produtos cosméticos geram uma grande polêmica quanto a isto. Em alguns lugares, empresas são proibidas de usarem animais para realizar testes, que futuramente se tornariam produtos. Já é possível identificar nas próprias embalagens, quando um produto não é testado em animais. No Brasil, alguns Estados (São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pará) já proibiram estes testes, mas ainda há um longo caminho para que se torne uma lei universal. Os movimentos de direitos dos animais e até ambientalistas, lutam contra esta prática há muito tempo.
Não apenas veganos e vegetarianos, muitos movimentos conscientes de que isso também é prejudicial ao meio-ambiente, tentam acabar com laboratórios que ainda fazem testes em animais. O argumento destes movimentos é que já existe uma tecnologia que proporciona às empresas testes que não precisam ser feitos em animais, e mesmo assim elas os utilizam, por ser um meio mais barato. Este pensamento ainda é novo no Brasil e precisa do consentimento de muitos outros Estados, a Human Society International, é uma organização que luta pelo crescimento desta consciência no Brasil, assim como a Segunda sem Carne, que incentiva as pessoas a deixarem de comer carne ao menos uma vez por semana, o que segundo a organização, também tem um impacto gigantesco no meio-ambiente.
Embora seja um assunto polêmico e que muitos defendem, alguns membros da comunidade científica não concordam com o movimento e afirmam que os animais são essenciais para testes químicos e, sem eles, seriam muito difícil fazer com que os produtos cheguem em seu resultado final. O contra argumento dos movimentos que defendem produtos livres de crueldade, é que se algumas empresas conseguem fazer isso, não há porque fazer um animal passar por algo tão traumático ou cruel.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Independentemente de ser vegano, vegetariano, humanitário, ativista do movimentos dos animais, aqui está uma lista das marcas de cosméticos que não fazem testes em animais:
1. ABELHA RAINHA
2. ACQUAFLORA
3. ADCOS
4. ÁGUA DE CHEIRO
5. AMEND
6. AUDREI CASATTI
7. AVORA
8. BEL COL
9. BIO ART
10. BIODERM
11. BIO EXTRATUS
12. BIONATUS
13. BOTANIC
14. CONTÉM 1G
15. DAVENE
16. EMBELEZZE (NOVEX)
17. EUDORA
18. FELICITTÁ LOOKS
19. GRANADO
20. HAIR FLY
21. IMPALA
22. INSPIRAÇÃO PERFUMES
23. JEQUITI
24. KOLOSS
25. L’AQUA DI FIORI
26. MAHOGANY
27. MAIRIBEL
28. MAQUEL
29. MAX LOVE
30. NATURA
31. NATURAL LINE
32. NAZCA
33. NIASI
34. O BOTICÁRIO
35. OX
36. QUEM DISSE BERENICE
37. RACCO
38. SURYA
39. VALMARI
40. VULT
41. YAMÁ
42. YES COSMETICS
(Com informações de Human Society International e Agência de Notícia de Direitos Animais)