Não é de hoje que as mulheres se queixam que os lapsos de memória se tornam mais comuns conforme a idade avança. Agora, uma pesquisa internacional descobriu que a concentração, memória e habilidade em fazer tarefas diminuem em até 40% após o término do ciclo menstrual. As informações são do Daily Mail.
Segundo os pesquisadores, as alterações hormonais também podem causar dificuldade de concentração em mulheres mais jovens em determinados periodos do mês. Estudos mostram que as habilidades são melhores quando o nível do hormônio estrogênio está elevado, logo antes da ovulação.
Segundo a professora Martha Hickey, especialista em obstetrícia e ginecologia da universidade de Melbourne, existem evidências até da perda de capacidade em aprender devido aos hormônios. Ela afirmou à Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva em Boston que existem várias causas, incluindo a queda do hormônio estrogênio e a falta de sono. Exames em mulheres na menopausa mostraram mudanças nas duas áreas. O estudo avaliou 12.450 mulheres nos Estados Unidos em 2001 e descobriu que 40% tinham problemas de memória após a menopausa. Outra pesquisa avaliou 16 mil mulheres e concluiu que uma em cada quatro das entrevistadas sofria do problema.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Alterações hormonais impactam nas habilidades cognitivas como memória e aprendizado, segundo pesquisadores. Ao menos quatro em cada 10 mulheres podem ser afetadas, e muitas sentem dificuldade no trabalho e em manter a rotina. (Fonte: Terra)