Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Esporte arriscado

Prática de MMA por crianças preocupa especialistas

Redação Bonde
22 mar 2012 às 10:40

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é novidade que a atividade física faz bem a todos. Para crianças, em especial, recomenda-se a prática de algum exercício desde cedo, principalmente para controlar a obesidade. O MMA, que virou moda através de nomes como Victor Belfort e Anderson Silva, é uma das modalidades que vem sendo estimuladas no universo infantil. Essa atitude, porém, é motivo de alerta para especialistas que estudam a estrutura muscular e esquelética.

O MMA é uma sigla em inglês traduzida como "artes marciais mistas". E por isso mesmo deve ser pensada e programada. De acordo com José Inácio Salles, coordenador do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o fato dos pais matricularem as crianças em aulas que misturam boxe, jiu-jítsu, judô, karatê e outras lutas em uma única modalidade pode ser uma atitude precoce.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



"É muito complicado, em um contexto de iniciação esportiva, oferecer tanta diversidade de golpes e técnicas", explica Salles. Como o corpo da garotada ainda está em desenvolvimento, é importante ficar atento ao risco de lesões e às consequências que isso pode trazer aos ossos e músculos. "Acompanhando a carreira dos campeões de MMA, observo que todos começaram com tipos individuais de luta, seja o boxe ou o jiu-jítsu. Só depois optaram por esta categoria mais abrangente", identifica Salles.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween

Segundo o especialista, o MMA ainda precisa passar por estudos e avaliações antes de ser apresentado com tamanha euforia para as crianças. Técnicas como judô e karatê já foram estudadas para chegarem à versão infantil. "Para adaptar estas lutas às crianças, profissionais de educação física costumam agregar elementos pedagógicos para ensinar típicos movimentos como cair e chutar", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo