Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alternativa à laqueadura

Novo método contraceptivo permanente chega ao Brasil

Redação Bonde
13 ago 2011 às 11:45

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já está disponível no mercado brasileiro o Essure, mais novo método contraceptivo permanente, realizado sem anestesia e incisões. Alternativa da laqueadura cirúrgica, a novidade é pouco conhecida entre as mulheres brasileiras, mas bastante utilizada na Europa e Estados Unidos, onde mais de 600 mil mulheres já fizeram o tratamento com sucesso.

Diferente da laqueadura cirúrgica, o Essure é um dispositivo de apenas quatro centímetros, que é inserido na tuba uterina para criar uma barreira natural no organismo e impedir a gravidez. Sua tecnologia de ponta permite que o procedimento seja realizado em ambulatório, por ginecologistas que fizeram curso de histeroscopia, em apenas oito minutos. A paciente pode voltar às suas atividades normais no mesmo dia da colocação do microimplante. Estudos mostram eficácia de 99,8%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O método é indicado para mulheres que estão certas de que não querem ter mais filhos e em alguns casos específicos como: mulheres que apresentam efeitos adversos a outros métodos contraceptivos, hipertensas, cardiopatas, diabéticas, mulheres com sobrepeso ou quadros em que o procedimento cirúrgico configure riscos significativos de eventos indesejáveis. Por outro lado, não é indicado para quem quer engravidar futuramente, por ser permanente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Sem uso de hormônios ou medicamentos, o método não possui efeitos colaterais e não interfere no processo de menstruação. É necessário o uso de algum método contraceptivo apenas durante os três primeiros meses após o procedimento, pois é neste período que será criada a barreira natural que fará a oclusão da tuba uterina, impedindo o encontro do óvulo com o espermatozóide.


Por ser um procedimento rápido e ambulatorial, é possível diminuir consideravelmente as grandes filas de espera para a cirurgia de laqueadura no sistema público de saúde. Atualmente, algumas mulheres chegam a engravidar enquanto aguardam na fila para a laqueadura.


O Essure foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro de 2009 e é a mais nova alternativa para a mulher moderna, que tem a opção de realizar um procedimento contraceptivo permanente sem dor, cicatrizes e com total segurança.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo