Em dia

Município realiza Conferência Livre de Saúde da Mulher Negra

31 mar 2017 às 14:52

No sábado (1º), a partir das 14 horas, os munícipes de Londrina poderão participar da Conferência Livre de Saúde da Mulher Negra, que será realizada na sede da APP-Sindicato, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.834, no Quebec. A organização do encontro é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina (CMPIR), e conta com apoio da Prefeitura de Londrina. A entrada é livre, não necessitando de inscrições prévias.

A intenção é debater as ações e políticas existentes referentes à saúde da mulher e trazer novas propostas que incluam a temática na conferência da macrorregional de Londrina e nas estadual e nacional. Os participantes também serão ouvidos quanto à análise e diagnóstico da implementação da Política de Saúde da Mulher Negra no Estado do Paraná.


Para isso, a temática central será "Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade". Ela será abordada por meio da palestra "Saúde das Mulheres: desafios para integridade com equidade", com Elza Correia, e da "Saúde da Mulher", com Débora Anhaia de Campos.


Os debates e apontamentos recolhidos na conferência municipal serão levados para a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, após serem apresentados também nas etapas regionais e estaduais. A etapa nacional está prevista para acontecer em Brasília, no segundo semestre deste ano.


"Considerando a importância do tema e a vulnerabilidade das mulheres negras que sofrem dois tipos de discriminação: a racial e a de gênero, os resultados dessa dupla discriminação interferem diretamente na saúde dessa mulher, assim como no atendimento oferecido a ela. Por isso, é tão importante discutirmos essa temática no nosso Município", explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura.

São parceiros da iniciativa, além da Prefeitura de Londrina, a APP-Sindicato, a Rede Negras Paraná e o Coletivo Negrex.


Continue lendo