Assim como na política e no mundo empresarial, as mulheres estão, cada vez mais, tomando a dianteira nas finanças. De acordo com relatório do banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch, em conjunto com a consultoria Capgemini, as mulheres representavam, em 2010, 27% do total de milionários do mundo, um crescimento de 3 pontos percentuais frente ao resultado de 2008 (24%).
O relatório afirma, ainda, que com o crescimento no número de mulheres empreendedoras com bons salários, o percentual de milionárias continuará em expansão.
Por região
Segundo o levantamento, diferenças culturais e de costumes refletem no número de mulheres milionárias em cada região. Assim, na América do Norte, onde elas estão mais estabilizadas no mundo dos negócios, as mulheres são 37% dos milionários, enquanto no Oriente Médio elas representam apenas 14% desta população. Além da América do Norte, os países com maior concentração de mulheres milionárias são: Japão (31%) seguido do continente Asiático (24%, excluindo aqui o Japão). Na América Latina, como na Europa, o percentual é de 18% para as milionárias.
Planejamento
Historicamente dependentes e preocupadas apenas com o bem-estar da casa e dos filhos, as mulheres agora devem se preparar e se planejar para os mesmos eventos que preocupam os homens, como perda de emprego, longevidade, aposentadoria, casamento, divórcio etc.
Assim, para muitos especialistas, mudanças no apetite de risco e prioridades financeiras devem acontecer, fazendo com que o tradicional conservadorismo feminino com relação aos investimentos seja revisto.
Para quem quer se arriscar mais nos investimentos, seguem algumas dicas: