Em dia

Mais da metade das brasileiras compra pela internet

27 abr 2010 às 09:34

Compras online já fazem parte da rotina dos consumidores de todo mundo. As mulheres viram na internet mais uma opção para pesquisar e comprar seus produtos sem sair de casa. De acordo com pesquisa realizada pela Sophia Mind, mais da metade das brasileiras realizou compras via web no mês anterior à pesquisa.

O levantamento "Influência da internet nas decisões de compra femininas" foi realizado entre outubro de 2009 e janeiro deste ano com mais de seis mil mulheres e revelou que, dentre os produtos mais comprados por elas, estão livros e revistas.


Segundo a pesquisa, 20% das mulheres compraram esses produtos no mês anterior à pesquisa pela internet e outras 18% adquiriram artigos eletrônicos e de informática. CDs e DVDs também entraram na lista, sendo responsáveis por 11% das compras virtuais feitas por elas.


Ferramenta de influência


O estudo ainda revela que a internet influencia as decisões de compra das mulheres, uma vez que 67% das entrevistadas disseram que buscam informações na rede sobre produtos ou serviços que procuram.


Esse interesse varia de acordo com o produto buscado por elas. No caso dos de beleza, por exemplo, 53% das pesquisadas buscam informações em sites de revistas ou de especialistas antes de colocar os itens no carrinho de compras. Já os sites dos fabricantes ficaram em segundo lugar da lista, já que 42% das
entrevistadas disseram buscar informações por esse meio.


Os cuidados, porém, não acabam com a aquisição do produto. O estudo indica que 62% das mulheres buscam dicas na internet de como usar os produtos depois de comprá-los. Serviços online de atendimento ao consumidor também são procurados pelas mulheres como um meio de reclamação e também de buscar informações sobre uso dos produtos.


Estímulo à economia


De acordo com o estudo, existem alguns entraves que impedem um maior desenvolvimento do comércio eletrônico, como os relacionados à segurança e privacidade de dados pessoais, confiabilidade na entrega dos produtos e a garantia de receber um produto de qualidade.

Ainda assim, essas resistências, diz a pesquisa, estão caindo gradativamente e elevando a internet cada vez mais como um meio seguro para realizar compras. Somente no primeiro semestre do ano passado, por exemplo, as compras online movimentaram R$ 4,8 bilhões. (Fonte: Infomoney)


Continue lendo