Nesta segunda-feira (23), a partir das 13h30, a Casa da Mulher fará a aula inaugural do projeto "Inventando Moda", parceria da Secretaria Municipal da Mulher com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O programa vai atender mulheres com mais de 16 anos e pelo menos a quarta série do ensino fundamental completa. A primeira turma já está formada, com 20 alunas, mas há lista de espera para abertura de mais turmas. A Casa da Mulher fica na rua Mario Bonalumi, 633, Jardim do Leste.
A secretária da Mulher, Sueli Galhardi, informou que a intenção é abrir uma nova turma por mês, que vão se revezar para utilização das máquinas. "É importante expandir o curso, já que o objetivo é melhorar as condições de inserção das mulheres no mercado de trabalho, na perspectiva da promoção da igualdade e do exercício da cidadania", pontuou Sueli.
O curso será dividido em dois módulos: formação cidadã e formação profissional. Às segundas e sextas-feiras, o foco é a preparação para o mercado de trabalho e a aula será no Senai. As alunas aprendem a manusear a máquina reta e recebem noções sobre tecnologia da confecção. Às quartas-feiras, a aula é na Casa da Mulher e o enfoque é a formação cidadã. Serão abordados temas como autoconhecimento, relações interpessoais, cuidados com a saúde, com o meio ambiente, relações de trabalho e ética e cidadania.
Nas aulas de segunda e sexta, os monitores são do próprio Senai. Às quartas, o curso é ministrado por funcionários do Sesi, exceto por dois módulos, sobre Saúde da Mulher e Relações de Gênero. "Nós pedimos ao pessoal do Sesi, para que pudéssemos oferecer estes dois módulos, abordando questões de saúde e de gênero, que vão garantir uma formação mais completa", afirmou a secretária.
Todas as aulas são ministradas no período da tarde, das 13h30 às 17h30. A formação será certificada ao final do processo, com carga horária de 160 horas. O projeto "Inventando Moda" conta também com o apoio da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional do Emprego (Sine), que vai participar do projeto ao final da certificação, incluindo as profissionais com qualificação nas indústrias de confecções de Londrina.
A Casa da Mulher está aceitando inscrições para as próximas turmas. O telefone para mais informações é o (43$ 3339-1233, diariamente das 11h às 15h.