Suas unhas sempre quebram, descascam ou enroscam nas roupas? Você luta para deixá-las bonitas, mas quando elas crescem, de repente, se quebram?
De acordo com a dermatologista Tatiane Gabbi, do site Minha Vida, a fragilidade das unhas é causada não só por deficiências na alimentação ou dietas restritivas. Essa condição, segundo a médica, é conhecida como síndrome das unhas frágeis.
Como várias doenças dermatológicas podem acometer as unhas - a exemplo da psoríase, líquen, plano e micose - o diagnóstico de unhas frágeis só é possível quando existe fragilidade ungueal na ausência de doença dermatológica da unha.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Durante a consulta, o médico verifica as alterações ungueias que normalmente ocorrem. O diagnóstico correto, no entanto, é feito através do exame dermatológico. Por isso, é essencial que você consulte um médico especialista.
De acordo com a dermatologista, as causas são variadas, mas ocorrem, na maioria das vezes, devido a hábitos e hobbies envolvendo um trauma da unha. O trauma pode levar à deficiência de queratina.
Cirurgias do aparelho digestivo, deficiências nutricionais graves, alterações na dieta - salvo em poucas exceções - não prejudicam as unhas. O principal tratamento das unhas frágeis é feito com suplementação de biotina (vitamina B7).
Fonte: Minha Vida., artigo da médica dermatologista Tatiane Gabbi.