O Sonora (Ciclo Internacional de Compositoras) é um festival brasileiro que divulga a produção artística de mulheres enquanto compositoras e instrumentistas, além de intérpretes.
O Festival existe desde 2016 e acontece em diversas cidades do País e do mundo. Fernanda Branco Polse, idealizadora do evento, comentou que teve a ideia de trazer o Sonora para Londrina porque ela é da cidade, mas morou dez anos em Belo Horizonte, onde a ação começou. "Eu conheço o pessoal, por isso quis fazer em Londrina".
A primeira edição do festival na cidade será no próximo dia 2, sábado, às 16h na Casa Madá.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Fernanda salienta que é um evento de empoderamento para mulheres, já que no mercado da música há poucas. "Tem muita cantora, mas compositoras, instrumentistas, bem menos".
A ideia do evento é trazer visibilidade para as compositoras locais e deixar uma mensagem de incentivo para mulheres que desejam compor.
A produtora ainda disse que as mulheres passam por problemas para inserção no mercado. "Isso é algo que tem uma raiz na forma de enxergar a vida de uma mulher. Uma jovem menina que se interesse por música é facilmente visualizada como cantora, mas mais difícil ser visualizada como uma baterista, saxofonista ou compositora".
As compositoras que estarão no evento têm diversas vertentes com sonoridades diferenciadas.
Fernanda também é compositora. "Acho que ser compositora, dizer o que você pensa e imprimir isso de alguma maneira no mundo é um ato de muita coragem, é como sair do armário mesmo. Desconfio que tem mulheres compondo sem sair do armário".
A entrada para o evento é R$7. A Casa Madá fica na Rua Gumercindo Saraiva, 74