Conhecida como a menor bactéria de vida independente, a Mycoplasma genitalium é um parasita que vive nas células das regiões genitais e pode até causar infertilidade. Um recente estudo realizado pela Universidade de Washington mostrou que a maioria dos homens que possui a bactéria sequer desconfia que está contaminado.
Além da infertilidade, ela pode causar inflamação na uretra do homem e no cérvix da mulher, sangramento depois do sexo e corrimentos. Mesmo com todos essas possíveis complicações, 94,4% dos homens e 56,2% das mulheres infectadas não sabem que portam a doença, revela o estudo.
A Mycoplasma genitalium é conhecida desde os anos 80, mas os cientistas ainda não têm 100% de certeza de que ela é sexualmente transmissível - apesar de essa ser a maior possibilidade. O estudo recente fornece ainda mais evidências para que a hipótese se confirme, já que a doença prevaleceu entre participantes da pesquisa que tiveram vários parceiros ou praticavam sexo sem proteção. Nenhuma infecção foi encontrada em pessoas que nunca teviram relações sexuais.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
No total, 4.507 pessoas fizeram parte do estudo. Dessas, 2,5% carregavam a bactéria, mas poucos já tinham experimentado algum sintoma além de sangramento depois do sexo. A doença é de fácil tratamento - que é feito à base de antibióticos, mas o fato de poucas pessoas saberem da sua existência dificulta a melhora do paciente. (Com informações da Superinteressante)