Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Observe os detalhes

Desenhos podem dizer muito sobre a inteligência das crianças

Redação Bonde
16 jun 2015 às 13:00

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é de hoje que a psicologia sabe: as crianças usam os desenhos para se expressar, seja consciente ou inconscientemente. Agora um amplo estudo feito pelo King’s College London afirma que também há uma relação entre o detalhamento dos desenhos dos pequenos e sua inteligência.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram mais de 7700 pares de gêmeos (idênticos e não idênticos) em duas ocasiões: aos 4 anos e aos 14. Na primeira fase do estudo as crianças foram incentivadas a desenharem alguém da idade delas. A estética do desenho não era importante, e sim o detalhamento dos desenhos. Quanto mais completo o desenho (cabelo, roupa, braço, dedos), mais pontos recebia. Depois os gêmeos passavam por um teste simples de habilidades cognitivas. Ao analisarem os testes, os pesquisadores concluíram que os autores dos desenhos mais detalhados também obtiveram notas mais altas nas avaliações verbais e não verbais, que buscavam analisar sua inteligência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Dez anos mais tarde os gêmeos foram chamados novamente para a análise. E, de novo, aqueles que fizeram desenhos mais detalhados aos quatro anos, também tiveram melhores resultados em provas de análise cognitiva. Ou seja, o detalhamento do desenho das crianças era um fator capaz de 'prever' sua inteligência a longo prazo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween

O estudo ainda apresentou um fato curioso: os desenhos de gêmeos univitelinos (idênticos) eram mais parecidos do que desenhos de gêmeos bivitelinos. Essa constatação sugere que a maior similaridade genética afeta também a forma como os gêmeos percebem o mundo. Os cientistas desconhecem o mecanismo que motiva esse comportamento. (Fonte: revista Galileu)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo