Você sabia que o batom que você usa pode conter resíduos do cérebro de um boi? E que os ovários das vacas dão origem aos hormônios estrogênio e progesterona presentes na maioria dos anticoncepcionais? Pois é, esse bichinhos podem render inúmeros produtos que você nem imagina.
Conhecida por seu conteúdo diferenciado e matérias descoladas, a Revista Superinteressante deste mês publicou um infográfico mostrando que, ao contrário do que se acredita, dos bois e vacas nada se perde, tudo se transforma. Embora o destino da carne e do leite bovino sejam os mais conhecidos, a revista mostra outras finalidades surpreendentes para todas (mas todas mesmo) as partes de bois e vacas, incluindo pulmão, coração, nariz, chifre e esterco!
Há ainda algumas informações curiosas a respeito desses animais, que possuem 2/3 de carne e 1/3 de partes que passam por reciclagem animal. Uma delas, e que interessa muito ao consumidor, é que animais velhos e doentes não servem para fabricar outros produtos. Partes como cérebro, olhos, amígdalas e medula só podem ser extraídas de animais abatidos até um ano de idade. Depois disso, os órgãos de vigilância sanitária proíbem o uso.
Leia mais:
Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?
Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis
'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior
Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween
Veja a seguir alguns produtos presentes no seu dia a dia e que você nem sonha que vieram de um boi:
Cérebro: vira batom, creme antienvelhecimento e implantes;
Sangue: vira salsicha, cobertura de pizza congelada, macarrão e mistura para bolo, além de espuma para extintor de incêndio, adesivo para madeira compensada e fertilizante;
Estômago: vira vitamina B-12 e coalho, a enzima usada em queijos como cheddar e parmesão;
Casco: vira gelatina, botões, farinha de ossos e teclas de piano;
Intestino: vira cordas para raquetes de tênis e instrumentos musicais, e fios para suturas cirúrgicas;
Placenta: vira creme para pele e cabelos;
Pâncreas: vira insulina (essencial para tratamento de diabetes);
Ovário: vira os conhecidos hormônios estrogênio e progesterona, presentes em anticoncepcionais;
Ossos: viram película de filme (de cinema e fotográfico), gelatina, colágeno e cartilagem utilizadas em cirurgia plástica, carvão, fertilizante, porcelana e lápis;
Pele e pelos: é transformado em pincel, escovas, cobertor, colchões e couro;
Gordura: a gordura do animal é utilizada para diversos produtos, são eles: cera, detergente, tinta, pasta de dente, shampoo, sabonete, filtro solar, batom, perfume, xarope, cápsula de remédio, graxa, PVC, pneus, bolo, biscoito, ração e fogos de artifício. (Fonte: Superinteresante)