Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Contrariando pensamento machista, números provam que mulheres dirigem melhor

Redação Bonde com AEN
10 mai 2014 às 09:15

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um levantamento divulgado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) nesta sexta-feira (9) mostrou que a velha (e machista) máxima "Mulher no volante, perigo constante" nunca foi tão mentirosa. Isso porque os números comprovam que elas são mais cuidadosas, se envolvem menos em acidentes e são mais prudentes. Dos 4,9 milhões de motoristas habilitados no Estado, 1,6 milhão são mulheres, o que representa 33% do total.

A apuração foi feita para lembrar o Dia das Mães, comemorado neste domingo (11). "As mães são grandes educadoras no trânsito. Elas pedem para o filho não beber e dirigir, lembram do cinto de segurança, reclamam da alta velocidade e das ultrapassagens perigosas", diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. "Os números são claros: elas são mais prudentes e sabem do que estão falando", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Perfil

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


As mulheres preferem dirigir carros e respondem por 52% de todas as Carteiras de Habilitação na categoria B, emitidas no Paraná. Cerca de 500 mil motoristas mulheres têm entre 25 e 35 anos e outras 400 mil possuem idades entre 35 e 44 anos.

Publicidade


Segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média, as mulheres brasileiras têm filho aos 26,8 anos. Quando a escolaridade e a renda são maiores, a idade média fica entre 30 e 34 anos. Entre todas as motoristas paranaenses, as que têm 32 anos representam a maioria e somam 55 mil.


Nesta faixa etária, elas têm buscado cada vez mais a primeira habilitação. De acordo com a Coordenadoria de Habilitações do Detran, o número de mulheres que tirou a permissão para dirigir subiu 12% na comparação entre o primeiro trimestre de 2013 e o mesmo período de 2014.

Publicidade


O índice é maior ainda na faixa etária entre 25 e 34 anos: a alta foi de 13,5%.


Infrações

Publicidade


Das Carteiras de Habilitação suspensas por 20 pontos, em 2013, proporcionalmente, o número de homens que perderam o direito de dirigir é 62% maior do que o de mulheres.


No ano passado, em todo Estado, foram realizados 13.718 autos de infração para motoristas que dirigiram sob efeito de álcool. Para cada 8 homens, uma mulher foi flagrada embriagada ao volante. Essa é uma das infrações que gera a suspensão direta da CNH.


Acidentes

As mulheres também são as que menos se envolvem em acidentes. Em 2013, a Seguradora Líder – responsável pelo Seguro DPVAT – pagou mais de 600 mil indenizações. Do total, somente 24% foram para mulheres e 76% para os homens. Nos benefícios pagos em caso de morte, as mulheres representam apenas 11% do total e ocupam a posição de pedestre na maioria das ocorrências.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo