Especialistas abordam a importância e os benefícios da vacinação contra doenças que podem impactar na saúde da mulher e da família
Apesar de habitual para a mulher, a ida ao ginecologista deve ser um momento de pensar na saúde de uma forma mais ampla, indo além dos exames de rotina. Cada vez mais, os ginecologistas começam a olhar para outras questões ligadas à saúde que também possam representar mais qualidade de vida para toda a família. Por isso, durante as consultas, é fundamental que paciente e médico conversem sobre prevenção de doenças que possam trazer maior proteção em todas as fases da vida da mulher.
O tema saúde da mulher e vacinação foi um dos principais destaques do 56º Congresso Brasileiro de Ginecologia, realizado este mês em Brasília (DF). O evento reuniu especialistas em saúde da mulher do todo Brasil. Entre os temas discutidos, destaque para algumas doenças que começam a fazer parte da consulta com os ginecologistas, como caxumba, sarampo e coqueluche. Ainda que a maior parte das mulheres adultas registrem um esquema completo de vacinação para essas doenças, cabe ao médico orientar sobre a eventual necessidade de doses de reforço. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não esqueça de esclarecê-las na sua próxima visita ao ginecologista.
Caxumba
Doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. Em homens adultos, ocorre orquiepididimite (inflamação dos testículos) em aproximadamente 20% a 30% dos casos; em mulheres, pode ocorrer ooforite (inflamação dos ovários) com menor frequência, acometendo cerca de 5% dos casos. Aproximadamente, 1/3 das infecções pode não apresentar aumento, clinicamente aparente, dessas glândulas. A imunização é o caminho mais seguro para prevenir o aparecimento da doença.
Sarampo
Doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia (presença do vírus no sangue), causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada (vesículas), responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, gerando o quadro característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo. A vacinação é o mecanismo mais recomendado para a prevenção.
Coqueluche
Doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza pela tosse seca e persistente. Em lactentes (até os seis meses, principalmente), pode resultar em número elevado de complicações e até a morte. A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas por tosse, espirro ou ao falar, a partir da mãe, do pai, avós, babá, enfim, dos contatos do bebê. A imunização é o principal mecanismo de proteção. Como em outros casos, as doses de reforço devem ser seguidas à risca.