O ato de amamentar vai muito além do que simplesmente alimentar o bebê. É um momento único que promove uma conexão insubstituível entre mãe e filho, além de ser benéfico para a saúde de ambos. A amamentação também diminui os riscos de câncer de mama e ovário e ajuda na perda do peso acumulado durante a gravidez.
- Lave os mamilos apenas com água. Eles possuem uma hidratação natural que deve ser preservada.
- Massageie os seios para facilitar a saída do leite. Os médicos indicam uma massagem para ajudar a descida do leite: segure o bico do seio com as duas mãos, uma de cada lado, e pressione a mama de baixo para cima. Faça esse mesmo movimento no sentido invertido e repita cinco vezes em cada direção.
- Posicione o bebê corretamente. Uma amamentação tranquila depende 100% da forma como a mãe posiciona o bebê durante esse período. O pequeno deve estar com o corpo totalmente voltado para a mamãe, na altura do seio, com o queixo bem próximo a mama, e com a cabeça mais elevada que o bumbum.
- Hidrate as mamas para evitar rachaduras. As pomadas de lanolina são as mais indicadas para quem já está amamentando.
- Utilize absorventes especiais para seios. É comum que um pouco de leite vaze dos seios. Para evitar desconfortos, utilize absorventes feitos especialmente para as mamas.
- Aposte em conchas próprias para amamentação. Para casos de mulheres que estão produzindo leite em excesso e estão incomodadas com o líquido vazando, a dica é usar as conchas de amamentação. Importante lembrar que a mama não deve ficar úmida nem aquecida durante o uso.