A Secretaria Municipal de Saúde promove, entre os dias 2 e 6 de agosto, programação especial para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A coordenadora do comitê de organização do evento, Lilian Poli de Castro, afirmou que o principal objetivo da semana é sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno.
"Este evento ocorre anualmente há quase vinte anos, para promoção e divulgação do tema. É importante que a comunidade tenha acesso a esse tipo de conscientização, porque muitas mães querem continuar a amamentar, mas não tem as informações corretas", explicou Lilian Castro. Segundo a coordenadora, o evento é direcionado à comunidade londrinense, em especial às mulheres gestantes, lactantes e sua família, além dos funcionários municipais de saúde.
A abertura da Semana acontece nesta segunda-feira (2), a partir das 16h, na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. A solenidade vai contar com a presença do prefeito Barbosa Neto e do secretário municipal de Saúde, Edson de Souza.
Na ocasião, será aberta a exposição fotográfica "Mulheres Londrinenses Amamentando", que fica na maternidade até quarta-feira, quando será transferida para o saguão da Prefeitura Municipal. Na outra semana, a mostra vai para o shopping Royal Plaza.
Além da exposição, as autoridades realizam o lançamento do cartão telefônico da Sercomtel com tema alusivo ao aleitamento materno, além de distribuir folders sobre o assunto às mães. Nesse dia, o prefeito e o secretário participam da entrega de brindes aos recém-nascidos do hospital, uma camiseta com dizeres sobre o aleitamento. O prefeito ainda recepciona as servidoras que estão em licença maternidade ampliada.
De terça a sexta-feira, há uma programação fixa para a Semana. Funcionários da Saúde vão visitar hospitais da cidade, fazendo a distribuição de folders educativos e entregando brindes para os bebês recém-nascidos. Na terça, a partir das 14h, serão visitados os hospitais Evangélico e Santa Casa. Na quarta-feira, é a vez do Hospital Universitário. O Hospital Araucária e o Hospital da Mulher recebem a equipe da Semana na sexta-feira.
Na quarta-feira, a partir das 15h, será realizado um debate com a comunidade. Serão prestados esclarecimentos sobre o tema "Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o aleitamento materno". O debate acontece no anfiteatro da Pastoral da Criança, na rua Dom Bosco, 145.
Na quinta-feira, é a Unidade Básica de Saúde do Cafezal, que recebe uma oficina de trabalho em aleitamento materno. A programação dura das 13h às 19h. No sábado, as coordenadoras de paróquias e de área da Pastoral da Criança participam da reunião e debate sobre "Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o aleitamento materno", a partir das 9h.
Em paralelo a esta programação, acontecem, ao longo da semana, ações de orientação à população, com entrega de folders em alguns dos supermercados da cidade. Estudantes dos cursos de enfermagem e nutrição estarão nesses locais, durante as tardes, tirando dúvidas da população.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, também, realizam atividades em favor do incentivo ao aleitamento materno, incluindo aí apresentações de vídeos, palestras, orientações. Cada UBS terá programação própria, para melhor atender às demandas locais.
Programação
2/8 - 2ª feira
16h – Abertura da SMAM na Maternidade Municipal de Londrina Lucilla Ballalai
3/8 - 3ª feira
14h – Visita ao Hospital Mater Dei e Hospital Evangélico – Entrega do folder de Aleitamento Materno às mães e brindes, alusivos ao tema, aos recém-nascidos
4/8 - 4ª feira
14h – Visita ao Hospital Universitário – Entrega do folder de Aleitamento Materno às mães e brindes, alusivos ao tema, aos recém-nascidos.
15h – Debate com a comunidade: "Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o AM". Local: Anfiteatro da Pastoral da Criança.
5/8 - 5ª feira
13h às 19h – Oficina de Trabalho em Aleitamento Materno na UBS Cafezal.
6/8 - 6ª feira
14h – Visita ao Hospital Araucária e Hospital da Mulher – Entrega do folder de Aleitamento Materno às mães e brindes, alusivos ao tema, aos recém-nascidos.
7/8 – sábado
9h às 10h30 – Reunião com Coordenadoras de Paróquias e de área da Pastoral da Criança. Tema: "Como bicos, chupetas e mamadeiras atrapalham o AM".