Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mapeamento cerebral

Ciência explica por que a música desperta sentimentos nostálgicos

Redação Bonde
02 set 2014 às 10:08

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ciência conseguiu explicar porque a música tem o poder de nos despertar sentimentos e lembranças, sejam boas ou ruins. Segundo uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, quando ouvimos determinadas canções, diferentes funções cerebrais são ativadas — o que explica porque sentimos prazer ou desprazer quando uma música começa a tocar. O estudo foi conduzido e coordenado por Robin Wilkins, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Para chegar aos resultados, os neurologistas recorreram a um scanner com imagens de ressonância magnética para fazer um mapeamento da atividade cerebral de 21 voluntários que ouviram diferentes tipos de música, incluindo rock, rap e clássica. Eles escutaram seis temas com cinco minutos cada um, inclusive cinco considerados "icônicos" de cada gênero, uma canção que não era familiar e, misturado na seleção, um tema favorito da pessoa examinada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Durante o experimento, os participantes apresentaram diferentes padrões de atividade cerebral, que evidenciaram o agrado ou o desagrado com determinada canção. Mas, segundo os pesquisadores, ao ouvirem suas canções favoritas os voluntários registraram uma atividade específica no hipocampo, a região do cérebro que desempenha um papel fundamental na memória e nas emoções vinculadas à socialização.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


Em entrevista à AFP, o pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), Jean-Julien Aucouturier, disse que o estudo completa a teoria sobre como a música afeta o cérebro. "Até agora, tínhamos a hipótese de que as canções favoritas eram uma espécie de estímulo superlativo que o mesmo padrão de atividade cerebral desencadeia, embora mais intenso, comparado com outras canções", explicou.

Segundo Aucouturier, os resultados do estudo americano sugerem que ouvir a canção favorita pode ajudar a tratar a perda de memória, mas será preciso novos estudos para avançar nesta direção. (Com informações da AFP)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo