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Campanha vai orientar sobre gravidez na adolescência

22 set 2010 às 09:13

A gravidez na adolescência gera impacto físico, emocional, familiar e social. De acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas, um terço das 205 milhões de gravidezes ocorridas a cada ano não são planejadas. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a América Latina registra anualmente 54 mil nascimentos com mães menores de 15 anos e 2 milhões com idades entre 15 e 19 anos.

Já no Brasil, estudo do Ministério da Saúde revela que 15,9 anos é a idade média da população feminina para a ocorrência de gravidez. "O acesso aos métodos contraceptivos e as ações de educação podem impactar na queda do número de partos em adolescentes, pois os jovens aceitam bem as informações vindas de orientadores, professores e médicos", explica Arícia Giribela, membro da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).


A campanha será promovida no Brasil entre os dias 22 e 28 de setembro, quando adolescentes de diversas cidades participarão de palestras e ações educativas com o objetivo de receber orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de conhecer as suas responsabilidades para a prevenção da gravidez não planejada. "O jovem que participa de ações educativas se prepara antes de iniciar a vida sexual, pois recebe orientações para se proteger contra a gravidez não planejada e doenças sexualmente transmissíveis", afirma Arícia.


Uma pesquisa realizada pela Bayer Schering Pharma com mais de 5 mil adolescentes de 25 países da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina, incluindo o Brasil, revela que 60% das adolescentes do sexo feminino e 55% do sexo masculino consideram que falar com sua parceira sobre contracepção seja um tema "difícil". Na América Latina, apesar de 32% dos jovens classificarem o método contraceptivo como a parte mais importante da relação sexual, 56% admitem terem tido relações com um novo parceiro sem o uso de anticonceptivos. Diante deste cenário, o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência promove ações educativas com o objetivo de enfatizar a importância dos jovens conhecerem a sua responsabilidade na prevenção da gravidez não planejada, além de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis.


A Campanha


O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência 2010 acontece pelo quarto ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. Patrocinada mundialmente pela Bayer Schering Pharma, a campanha é realizada pela agência global de saúde reprodutiva e sexual, Marie Stopes International (MSI), Organização Pan-Americana da Saúde e da Educação (PAHEF), Federação Internacional de Paternidade Planejada (IPPF), o Population Council, a Sociedade Européia de Contracepção (ESC), Federação Internacional de Ginecologia Infantil e Juvenil (FIGIJ), o Conselho sobre Contracepção Ásia/Pacífico (APCOC), o Centro Latino-Americano de Saúde e Mulher (Celsam) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid.


No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Febrasgo e do Canal Futura. Também participam das ações a cineasta Sandra Werneck, diretora do longa-metragem "Sonhos Roubados" – que aborda o impacto da exclusão social na vida de crianças e adolescentes, com foco na questão da sexualidade - e do autor Marcos Ribeiro, coordenador do Centro de Orientação e Educação Sexual (Cores).

Mais informações nos sites www.vivasuavida.com.br, www.your-life.com, www.celsam.org e www.programa-ato.com.br.


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