Em dia

Cachorro que monitora saúde de menina 'ajuda' médicos durante cirurgia

26 mar 2014 às 10:15

A ciência já comprovou que os cães podem ser importantes aliados em diversos tratamentos de saúde. E depois de ganharem livre acesso a alguns hospitais do mundo, um cachorro da raça Terrier pôde até acompanhar sua pequena dona durante uma cirurgia. O fato inusitado aconteceu na cidade de Durham, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

A pequena Kaelyn Krauczyk, de apenas sete anos, é portadora de mastocitose, doença que costuma apresentar sintomas como urticária, inchaço, náuseas e falta de ar. Desde que nasceu a garotinha sempre teve muitas crises, o que exige de seus pais constante observação. No entanto, há 18 meses, a menina ganhou um importante aliado em seu tratamento, o cão JJ, da raça Terrrier, treinado para auxiliar as crises alérgicas da criança.


Mais que um cão de estimação, JJ tem a capacidade de perceber as mudanças químicas ou de comportamento apresentados por sua dona antes mesmo das primeiras manifestações das crises. Desde que o cão passou a acompanhar Kaelyn, o quadro da doença apresentou uma evolução considerável.


Sempre ao seu lado


Recentemente, Kaelyn precisou passar por uma cirurgia e a equipe do hospital Duke University Medical Center decidiu contar com a ajuda do cão durante a operação. Como a menina é extremamente alérgica, o objetivo dos médicos era que JJ "avisasse" caso a garotinha apresentasse reações à anestesia.


Para evitar possíveis riscos de infecção, antes de entrar no centro cirúrgico o cachorro tomou um bom banho. Depois foi autorizado a permanecer ao lado de Kaelyn durante os 45 minutos da cirurgia. O procedimento foi um sucesso. (Com informações do Catraca Livre)


Continue lendo