Em dia

Boneca que mama 'no peito' causa controvérsia

04 ago 2011 às 16:13

A Fabricante espanhola Berjuan, de brinquedos infantis e bonecas educativas, tem causado frenesi na mídia pelo lançamento da boneca The Breast Milk Baby (algo como "o bebê do leite materno). Os comentários ocorrem pelo fato da boneca simular movimentos de uma criança recém-nascida, choramingar e, supostamente, "mamar" no peito da respectiva dona.

Juntamente à boneca, a criança ganha uma blusa florida onde duas flores, localizadas no peito, possuem sensores que fazem a boneca se movimentar como se estivesse mamando. Lançada na semana passada, a boneca custa cerca de US$ 69,99 (R$ 109) e rende muitos comentários.


Segundo os jornais "The New York Times" e "The Guardian", o lançamento provoca polêmica porque o brinquedo induziria uma sexualidade precoce nas crianças. Dennis Lewis, representante da marca, porém, afirma que a boneca foi pensada para que a criança brinque modo natural, sem o uso de mamadeiras ou coisas do tipo. "As meninas podem aprender mais uma forma de cuidar de um bebê, assim como se estivessem trocando, dando banho ou ninando", disse Lewis em comunicado.



As bonecas que 'mamam' podem ser encontradas em vários modelos e etnias


Na TV, a boneca foi apresentada pelo canal americano Fox News, cujo apresentador se mostrou "horrorizado", segundo suas palavras. A fabricante da boneca respondeu dizendo que o canal de TV apoia grandes empresas que querem que os bebês se alimentem com fórmulas infantis, "ainda que a ciência já tenha demonstrado os benefícios do leite materno".

A fundamentação da empresa se baseia, ainda, na responsabilidade de ensinar às meninas que a maneira mais natural de alimentar um bebê é a amamentação.


Continue lendo