Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique ligada!

Berço deve oferecer segurança e ter certificação; saiba como é o modelo ideal

Redação Bonde
11 dez 2012 às 09:06

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Terminou em dezembro o prazo para que fabricantes e importadores de berços se adequassem às normas de segurança definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Com a medida, que integra o Programa de Avaliação da Conformidade, o órgão espera prevenir acidentes envolvendo crianças e bebês.

A partir de agora (janeiro de 2013), os berços devem ter uma certificação obrigatória. Segundo Aline Oliveira, uma das técnicas responsáveis pelo programa de adaptação do produto, na hora de comprar, a primeira coisa que os pais devem observar é a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro, que deve estar exposto no berço e na embalagem do produto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Inmetro também estabeleceu outras normas para emitir a certificação de conformidade. O produto só ganhará o selo se a criança não conseguir levantar a base do colchão ou do berço. Já o colchão, se não for parte integrante, deve ter marcação na base do berço, com recomendação de que tenha espessura máxima de 120 milímetros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Drenagem é uma opção?

Celulite: por que surge, quais as principais causas e como tratar?

Imagem de destaque
Entra em vigor ano que vem

Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis

Imagem de destaque
Dior apresenta nova coleção

'Nem todas as mulheres podem ser modelos', diz estilista da Dior

Imagem de destaque
Marca de lingeries 'Yandy'

Empresa dos EUA cria fantasia de 'Kylie Jenner grávida' para o Halloween


As novas regras definem ainda que os fabricantes nacionais e importadores produzam apenas berços com bordas arredondadas ou chanfradas e sem arestas, com sistema de travamento das laterais, instruções em português e todas as informações do fabricante, distribuidor ou do comércio, como razão social, nome ou marca comercial registrada, e identificação do produto.

Publicidade


Como deve ser o berço


Bordas e partes salientes: A partir de agora, as bordas e partes salientes acessíveis durante o uso normal devem ser sempre arredondadas ou chanfradas e isentas de quaisquer rebarbas e arestas vivas.

Publicidade


Parafusos auto-atarraxantes: Parafusos auto-atarraxantes (que são rosqueados direto na madeira/mdf) não podem ser utilizados para fixar qualquer componente que é projetado para ser removido ou solto quando da desmontagem do berço para fins de transporte ou armazenamento. É necessária a utilização de buchas que permitem a montagem e desmontagem do produto sem comprometer a fixação.


Peças pequenas: Os berços não podem ter peças pequenas que se soltem a fim de evitar que sejam engolidas pelas crianças.

Publicidade


Furos e espaçamentos: os produtos não devem ter orifícios ou aberturas acessíveis entre 7 mm e 12 mm, a menos que a profundidade seja menor que 10 mm. Além disso, os furos ou espaçamentos entre as teclas da grade não podem ser menores que 45 mm e nem maiores que 65 mm. Nos casos do estrado, não pode ser possível uma abertura superior a 25 mm entre a base e as laterais do berço e entre a base e a sua extremidade. A distância entre as ripas ou furos do estrado devem ficar entre 45 mm a 60 mm.


Pontos salientes: um dos ensaios mais importantes da norma menciona que: "a massa não pode ser apoiada por qualquer parte acessível de dentro do berço", como exemplo, a utilização de cordões corriqueiramente utilizados nos bebês para prender as chupetas. Os berços foram testados a fim de que estas correntes ou cordões não fiquem presas em nenhuma parte do produto.

Publicidade


Sistemas de travamento: a grade móvel requer pelo menos duas ações consecutivas de operação, em diferentes princípios, sendo que a segunda operação depende da realização e manutenção da primeira.


Fixação das bases: não pode ser possível para a criança de dentro do berço, levantar a base do colchão ou a base do berço (estrados).

Publicidade


Resistência da base do berço: nenhum elemento da base do berço (estrado) deve quebrar ou se soltar, comprometendo a função do produto.


Distância entre os pontos de apoio e a parte superior da grade e da cabeceira: deve haver uma distância de pelo menos 600 mm entre a parte superior de qualquer ponto de apoio e a parte superior da lateral e extremidade do berço (estrado na posição mais baixa). Com a base do berço e as laterais na posição mais alta, a distância entre o lado superior do berço e a borda superior da lateral deve ser de pelo menos 300 mm.

Publicidade


Resistência dos componentes: as ripas ou laterais devem ser resistentes a uma sequência de impactos bem como resistir a um esforço lateral de 250N (25k).


Estabilidade: os berços foram submetidos a testes de estabilidade a fim de que mesmo sob a pressão do corpo da criança na vertical, o produto não tombe, provocando lesões de alta gravidade.


Para saber mais detalhes sobre a resolução, consulte a norma ABNT NBR 15860, que regulamenta os berços fabricados e comercializados em todo o território nacional.

Serviço:
Cia. do Móvel (www.ciadamovel.com.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo