Em dia

Bebês que dormem mais aprendem melhor, aponta pesquisa

16 jan 2015 às 11:11

Uma pesquisa realizada na Universidade de Sheffield, na Alemanha, concluiu que uma longa soneca pode estimular o aprendizado de bebês. O estudo também sugere que o melhor momento para aprender parece ser pouco antes de dormir. Os especialistas acreditam que o sono seja muito mais importante nos primeiros anos de vida do que em outras idades.

Durante o estudo, os cientistas ensinaram novas tarefas (na forma de brincadeiras com fantoches) a bebês de 6 a 12 meses de idade. Metade dos bebês dormiu até quatro horas depois do aprendizado, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sonecas curtas, de menos de 30 minutos.


No dia seguinte, os bebês foram estimulados a repetir o que haviam aprendido. Os resultados, publicados em Proceedings of the National Academy of Sciences, mostraram que dormir bem e por longas horas foi vital para o aprendizado.


Em média, uma tarefa e meia pode ser repetidas pelos bebês após uma longa soneca. Já os que dormiram pouco, não conseguiam repetir nenhuma tarefa.


A pesquisadora Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield, diz que os cientistas presumiam que os bebês bem despertos conseguiam aprender melhor. No entanto, "os eventos ocorridos pouco antes do sono podem ser os mais importantes".

"Talvez o sono seja muito mais importante em algumas idades do que em outras, mas tudo isso ainda precisa ser mais fortemente estabelecido", ressalta o profesor Derk-Jan Dijk, cientista do sono na Universidade de Surrey. Ele afirma que bebês "certamente precisam dormir bastante" para estimular o aprendizado, mas concentrar esse aprendizado pouco antes de dormir talvez não seja a melhor alternativa. (Com informações da BBC Brasil)


Continue lendo