Em dia

Artista enfeita as ruas de São Paulo com sua arte e militância

08 nov 2016 às 15:38

A artista Karen Dolorez, nascida em Bauru, hoje residente de São Paulo Capital, está enfeitando as ruas da cidade com sua arte. Ela faz obras, como se fossem pinturas mesmo, com crochê. Sua arte está espalhada pelos muros da cidade, com muita cor e, normalmente, alguma frase acompanhando. Ela faz uma arte delicada e muito sensível, sempre com uma frase impactante ou poesia para chamar a atenção de quem passa pela rua.

Além de um arte mais poética, Karen faz com que sua arte também seja militante. Principalmente pelo feminismo e direitos das mulheres, mas ela também faz obras sobre a violência do Governo do Estado de São Paulo, sobre urbanismo e a vida em uma cidade grande. Suas obras são todas expostas na rua e ela as coloca onde acha que terão um impacto maior. Ela consegue, através de sua arte, misturar uma tradição antiga entre as mulheres - o crochê - com um papel mais recente, a arte contemporânea e os assuntos feministas.


Karen é formada em Design editorial e trabalhou muito tempo na área, mas percebeu que não era o que gostaria de fazer pelo resto da vida. Quando voltou a fazer crochê ela pensou que poderia fazer dele uma espécie de arte, na qual poderia se expressar como sempre quis. Depois de participar de algumas intervenções urbanas e instalações por São Paulo com alguns colegas grafiteiros, ela se encontrou como artista e decidiu que era isso que queria para sua vida. Em entrevista ao site Das Coisinhas, ela afirmou "Quando comecei a colocar os crochês nas ruas, eu não sabia exatamente pra onde estava indo. Foi um processo muito intuitivo que foi surgindo e amadurecendo. Eu acho que usar o crochê de forma "agressiva" com o street art é uma forma de questionar os padrões da sociedade também. Quebrar conceitos e rótulos, como o crochê é só de vovó e só serve pra fazer roupas ou tapetes".



É possível conhecer mais sobre o trabalho da artista através de sua página no instagram.


(Com informações de Das Coisinhas)


Continue lendo