Independentemente da religião, crença ou estilo de vida, todo mundo tem algo para comemorar no Réveillon. O dia da virada do ano que chega é um dos mais esperados porque traz esperança de recomeço, mudança de vida e conquistas. Por ser uma data tão especial, o visual é uma das maiores preocupações de todos.
De acordo com a personal stylist Fernanda Éricsson, o branco deixou de ser a cor exclusiva do Réveillon e deu espaço às cores e estampas. O colorido entrou com força total para este final de ano. Estão em alta tons nudes, o amarelo, os estampados e detalhes dourados. Renda e gripir acompanham os modelos.
‘Hoje em dia a moda está muito democrática. Até o preto pode ser usado na virada do ano’, observa. Ela alerta, no entanto, que em todas as ocasiões as pessoas devem respeitar o estilo do corpo e pensar no tipo da festa. Shorts jeans e regata com paetê são boa pedida para a comemoração no clube, boate, praia, casa de amigos, bem como shorts, saia e vestido. ‘É importante estar bem à vontade’, ensina.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Pessoas com a pele clara devem usar roupas com tonalidades mais fortes para não ‘apagar o brilho’ e o inverso vale para quem tem pele mais escura. Acessórios grandes e coloridos estão em alta, mas é necessário comedi-los para valorizar o visual sem cair no exagero. ‘Se vai abusar de um acessório, aposte em um único local. Ao usar brincos grandes, por exemplo, evite o colar, mas se prefere destacar as pulseiras, diminua o tamanho do brinco’, explica Fernanda. ‘Vale usar brinco, pulseira e colar juntos se o conjunto não for exagerado’, acrescenta.
Alguns, inclusive, não abrem mão de seguir a tradição dos significados das cores. Para quem acredita na energia da cor branca ou prefere usá-la por tradição, mas quer quebrar um pouco da rigidez, vale investir nos acessórios coloridos, como pulseiras, cintos, bolsas e também calçados. ‘É importante ter bom senso para não virar um arco-íris’, brinca.
Bata, camisa, bermuda em linho, lisas ou estampadas são opções para os homens comemorarem a virada do ano. Estampas no estilo marinheiro também estão em alta e o uso de tons coloridos é liberado. ‘Tanto para os homens quanto para as mulheres, modelos esportivos são os mais indicados para esta data, dependendo do ambiente em vão estar’. Ela reitera que a leveza da roupa deve prevalecer tanto em locais casuais quanto nos mais requintados.
Roupas brancas
A roupa branca é muito versátil, ela se adapta muito bem tanto a contextos formais, passando uma impressão de limpeza e responsabilidade, como informais, dando a impressão de frescor e leveza. A mesma peça pode se combinar para se transformar em visuais completamente diferentes.
Mas o uso do branco requer certos cuidados, já que ele pode evidenciar mais algumas gordurinhas, se suja com mais facilidade e pode ser indiscreto com a roupa intima. Por isso listamos algumas regras para o uso de roupas brancas:
1- A peça branca mais versátil é a blusa, tenha uma sempre à mão, mas escolha uma que se adapte a sua figura, para as mais gordinhas o ideal seria uma de tecido mais duro;
2- As vezes a roupa branca pode parecer sem graça, tente sempre complementar com acessórios que se adéquem à ocasião;
3- Não use bolsa, sapatos ou acessórios brancos com a roupa branca;
4- Evite usar a roupa quando ela já estiver amarelada;
5- Use roupa de baixo da cor da pele.