Dicas rápidas

Veja oito atitudes indispensáveis para mudar em 2013

11 dez 2012 às 13:04

Que bom! Mais um ano está chegando. Época de mudanças, de fazer diferente, de alçar novos voos... Aliás, o que muita gente pensa é exatamente isso: "neste ano, tudo será diferente!". Mesmo com a melhor das intenções, ao longo do novo ano, quase ninguém coloca em prática as metas traçadas e as resoluções definidas. Eis a questão: por que isso acontece e se repete a cada ano?

Cada um possui a própria justificativa e os porquês de fazer ou não determinada mudança. Para que ela dê certo, porém, é necessário considerar dois pontos: atitude e organização.


Apenas tomar a atitude já é um grande e fundamental passo, mas sem organização, sem planejamento, a coisa não vai rolar. Aí, temos mais oito planos conhecidos, prometidos e não cumpridos, os quais podemos nos apegar, de fato. Veja nossas sugestões, facilite seu dia a dia e tenha um ótimo ano novo!


1. Está com saudades do espelho? Matricule-se em uma academia!


Dica: não fique apenas nos planos. Organize sua agenda e reserve uma hora diária só para você. Seu corpo agradece!


2. Adiar para segunda-feira? Que naaada... Comece a dieta já!


Dica: procure ajuda de um médico ou de uma nutricionista, encontre uma motivação que justifique o esforço. Organize-se e emagreça!


Na internet você encontra blogs e sites especializados no assunto e que podem dar 'uma força' para sua nova empreteitada. Cientistas já comprovaram que o acompanhamento e o compartilhamento de experiências são positivos na hora de emagrecer.


3. Cansada de viajar às cidades europeias e rodar o mundo apenas vendo as revistas do salão e documentários na televisão?! Faça um planejamento, junte as economias e caia no mundo!


Dica: compre revistas e pesquise na internet. Comece a materializar este sonho. Faça um roteiro da viagem que gostaria de fazer, mas no papel e de forma organizada.


Faça cotações em agências e tenha uma idéia de quanto irá gastar. Se não tiver dinheiro, defina o valor que pode economizar e o prazo necessário para obtê-lo. Abra uma poupança específica para esta finalidade. Marque na sua agenda datas e ações que vão ajudá-la a cumprir sua meta. Marque suas férias na empresa onde trabalha.


4. Adeus balinhas de hortelã! Pare de fumar agora!


Dica:neste caso, atitude é fundamental. Converse com pessoas que conseguiram parar e encontre uma história inspiradora. Se precisar de ajuda, digite "quero para de fumar" em qualquer buscador, como o google por exemplo, e encontrará dezenas de possibilidades.


5. Quitar todas as dívidas e não aumentá-las já é um ótimo começo!


Dica: evite supérfluos. Quinquilharias fora de hora nunca mais! Ao moderar seus gastos você consegue algum dinheiro para ir quitanto suas dívidas acumuladas, nem que seja aos poucos.


6. Aprender alguma coisa nova


Dica: estudar uma nova língua, tocar saxofone, jogar tênis, aprender artesanato, fazer trabalho voluntário, malabarismo com bolinhas, enfim, atividades diferentes das rotineiras podem ser incrivelmente revigorantes, além de proporcionarem realização pessoal!


7. Abra seu próprio negócio!


Dica: Ter apenas boas ideias não resolve. Temos que colocá-las em prática. Entretanto, começar um negócio exige planejamento e alguns cuidados básicos.


Você pode conseguir orientação valiosa procurando instituições de ensino rápido e eficaz como o Sebrae. Além disso, procure pelo site do Instituto Empreender Endeavor, onde há uma videoteca e uma biblioteca de arquivos muito bacanas.


8. Ser mais organizada!


Dica: Se você não consegue ser uma pessoa organizada faça cursos de organização: pode parecer estranho, mas algumas empresas desenvolvem cursos como este. Aprenda a organizar-se em casa e no trabalho!


Por fim, para assegurar os objetivos, faça o seguinte:


Defina poucas metas ou resoluções. Fica mais fácil manter o foco;


Coloque tudo no papel. O simples fato de escrever, reforça o compromisso. Mantenha anotações atualizadas em sua agenda ou organizador pessoal;


Coloque lembretes em sua agenda, distribuídos pelos próximos meses. Use alarmes se possível. Não possui agenda? Compre uma. Isso é fundamental;


Marque uma data. Resoluções sem data definida para acontecer, tem uma grande possibilidade de não se realizar. Defina sempre quando;


Escreva um "passo a passo": junto com a definição da sua resolução, escreva as tarefas necessárias ou como pretende fazer aquilo acontecer. Por exemplo, se sua meta for, Viajar para Itália no final do ano que vem. Você deve: ligar para uma agência de turismo e saber preços e condições;
se não tem dinheiro, definir quanto economizar por mês e abrir uma aplicação específica para isso; conversar com pessoas que já viajaram, recolher dicas e idéias inspiradoras; programar suas férias no trabalho e assim por diante.


Pense à frente. Não faça sua resolução no dia do ano novo apenas. Feito desta forma a resolução irá refletir apenas um momento particular. Tente separar um tempo calmo e tranquilo, com antecedência;


Seja realista. Defina metas e objetivos que possam ser cumpridos. Não adianta por exemplo, resolver que nunca mais irá comer aquela caixa de chocolate preferida, pois essa pode ser a pior maneira de desviar, posteriormente, suas metas;


Seja Persistente. Especialistas afirmam que são necessários 21 dias para que uma nova atividade, como se exercitar, por exemplo, se torne um hábito, e seis meses para que se torne parte de sua personalidade;

Sua resolução parece ter ido por água abaixo ainda no início de fevereiro? Continue tentando e não se desespere. Veja o que não deu certo, o que precisa ser revisto e comece novamente. Na verdade, não há nenhuma razão para você não fazer uma nova resolução de ano novo a qualquer época, certo? (*Com informações do OZ Organize Sua Vida)


Continue lendo