Após ter escrito sobre as cinco fases do coração partido, recebi e-mails de pessoas perguntando se existem técnicas para se 'desintoxicar' de um amor passado. O ideal nas relações seria que, caso o amor acabasse, os sentimentos e conexões negativas entre as duas pessoas desaparecesse também, mas nem sempre é o que acontece.
Chamo esse processo de desintoxicação, pois falarei sobre a pessoa que está "intoxicada" pelo outro de uma forma que pode ser até patológica, prejudicando sua vida. Muitas pessoas têm grande dificuldade de se desconectar do outro e, em certos casos, esta ruptura é mais que necessária para que a pessoa volte a ter uma vida sadia, inclusive com a possibilidade de se relacionar novamente com alguém.
Um estudo realizado pela Drª. Helen Fisher, uma das mais renomadas líderes antropologistas no trabalho de amor e atração, mostrou que sair de um relacionamento amoroso pode ser tão difícil quanto à desintoxicação de cocaína, por exemplo. Por causa da química do nosso cérebro, não temos controle sobre nós mesmos. Entre os sintomas, ela menciona a obssessividade (como mudança emocional sem explicação aparente) e a ânsia (como o desespero de estar junto com a pessoa).
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Uma ótima opção para nos livrarmos desse problema, é o Programa de Desintoxicação elaborado pela Dra. Pat Allen, psicoterapeuta e expert em assuntos de relacionamento. O programa consiste em oito semanas, onde em primeiríssimo lugar você tem que entrar em contato com a pessoa e dizer que esta fazendo uma desintoxicação e pedir que ela não entre em contato com você por, no mínimo, oito semanas, no caso de ainda existir uma comunicação entre vocês.
Você não poderá ver, ouvir, ter contato (por telefone, e-mail ou mensagens de texto), tocar, sentir gosto ou cheirar a pessoa durante esse período. Caso a pessoa faça qualquer tipo de contato antes dessas oito semanas, terá que começar todo o programa novamente.
David Cameron, escritor e um dos consultores do "The Secret", diz que tudo ao nosso redor é e emana energia. Desde o tijolo da nossa casa, até as árvores ao nosso redor. Ao nível quantum, estamos todos ligados e conectados.
Quando você tem um relacionamento íntimo com alguém, esses cordões de conexão são ainda maiores. Mesmo que a pessoa tenha se distanciado de você há muito tempo, esta conexão pode impedir a chegada de algo novo e precisa ser cortada.
Existem três modos de se cortar esta conexão energética. Experimente-as e confira os resultados:
Fique em pé, imagine a pessoa na sua frente também de pé e a conexão energética entre vocês. Pode ser uma luz que conecta umbigo com umbigo ou qualquer outra conexão em outra parte do corpo, mas o importante é que você veja está conexão como uma luz. Com a sua mão direita, faça um golpe de caratê para cortar essa conexão e, em seguida, bata palma três vezes. Lave suas mãos em água corrente e depois com sal grosso. Se não tiver sal grosso, pode passar álcool.
Entre em uma banheira com água e coloque bastante sal grosso dentro. Fique nela por uns 15 minutos. Depois disso, deixe a água sair e continue sentada pensando na pessoa e que aquela água que está escoando está levando com ela toda a energia que os conecta. Depois tome um banho da cabeça aos pés limpando todo o sal e a água que ficou no seu corpo.
Entre no mar dos pés a cabeça e tome aquele banho com a intenção de limpar a sua ligação com a outra pessoa. Quando mergulhar a cabeça pense na conexão energética dos dois e deixe o mar levá-la.
Estas são algumas sugestões que podem ajudar no processo de desintoxicação, lembrando que estas e quaisquer outras só terão sucesso se você permitir. Lembre- se que tudo parte do seu desejo interior em primeiro lugar.
*Por Margareth Signorelli, coach de relacionamento.