Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Orientações

Veja dicas para prevenir as doenças respiratórias no frio

Redação Bonde
16 abr 2013 às 09:53

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do outono, recebemos os primeiros dias frios do ano e, para prevenir os problemas respiratórios típicos deste período, é muito importante manter-se aquecido e longe da umidade.

Sabe aquele velho conselho da vovó, de não sair de um ambiente quente para um frio e úmido sem usar agasalhos? Pois é... Ele é sábio e muito atual. Isso porque as variações térmicas muito bruscas aumentam a chance de desenvolver gripes e resfriados, já que o corpo reage a essas mudanças como se estivesse sendo agredido. Embora seja importante não se expor ao frio, também é necessário não exagerar na proteção. Se encher de blusas e casacos e depois sair para o frio pode ser pior ainda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outras orientações

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Não exagere no aquecedor em casa ou no carro, principalmente se houver crianças e idosos, eles são mais suscetíveis a gripes e pneumonias;

Publicidade


Se você tem asma ou renite, previna-se: se usar aquecedor coloque uma vasilha com água para manter o ambiente úmido e não ressecado, porque tanto a umidade e o frio em excesso com o calor e o ar seco, podem desencadear crises de asma como de renite;


Mantenha-se sempre hidratado e fazendo uso de frutas cítricas ou ricas em vitamina C.

Publicidade


Se você tem mais de 65 anos tome vacina contra a gripe e pneumonia, o mesmo deve ser feito com as crianças acima de seis meses.


Fique atento as campanhas de vacinação! As vacinas de gripe e pneumonia se encontram nos postos de saúde. Lembre-se que o objetivo da vacinação é fazer com que você tenha a manifestação da gripe menos agressiva. Não que você esteja isento de ter gripe.

Publicidade


O outono e o inverno são as estações da gripe! O risco maior de contaminação é para os idosos, pacientes com doença cardíaca e pulmonar, portadores de deficiências imunológicas e HIV, além de portadores de qualquer tipo de imunodeficiência e profissionais de saúde. Por isso, para estes grupo, todo cuidado é pouco!


O que causa mais angústia ao paciente que está com gripe é o fato de não haver um medicamento específico contra a doença. E por isso mesmo os médicos se preocupam em verificar se a pessoa gripada não está desenvolvendo pneumonia, asma, encefalite ou outros sinais de complicações. Na ausência de complicações, o tratamento é apenas sintomático, isto é, antitérmicos e analgésicos que devem ser indicados por um profissional. Evite a automedicação, até porque em algumas regiões do Brasil como o sudeste, nordeste e centro-oeste, existe uma alta incidência de dengue, e os sintomas são semelhantes.


A máxima popular "vitamina C mais um antitérmico e analgésico e cama", já não se aplica. Não existe resfriado ou gripe "fraca". São doenças com alta taxa de incidência (morbidade) e de mortalidade, principalmente nas populações de risco.

*Por Carlos Eduardo Prado Costa, médico Clinico Geral da Clínica Ictus Homem e Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual ([email protected]).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo