Dicas rápidas

Veja dicas para o 'coelhinho' não afundar seu orçamento

25 mar 2013 às 09:12

No próximo domingo (31) comemoramos a Páscoa. Embora seja uma data de cunho religioso é o consumo que acaba ganhando espaço na vida das pessoas.

Com a grande oferta de ovos de Páscoa e outras delícias é impossível não se encantar em uma simples visita ao comércio. Cores, formatos e sabores conquistam a todos, principalmente as crianças. mas, segundo Thiago Pessoa, coordenador do site Investmania, toda data comemorativa, que impulsiona o consumo exagerado, é extremamente perigosa para o orçamento doméstico. Por isso, para evitar que muita gente caia da cilada do exagero, ele dá algumas dicas. Siga à risca e aproveite a Páscoa sem perder o controle das finanças pessoais:


Antes de sair às compras, separe exatamente o dinheiro que pretende gastar com os itens para a Páscoa. Elabore uma lista detalhada e, se possível, deixe os cartões de crédito e talões de cheques em casa. "Aqui, as principais dicas são: pagar a vista e economizar!", explica;


Compre apenas os ovos de Páscoa necessários para presentear as crianças e familiares ou amigos muito próximos. Pesquise os preços e não se deixe seduzir pelos de maior tamanho ou que agreguem brinquedos e brindes diversos, fatores que os tornam mais caros. O importante é, sem dúvida, a lembrança. "Procure comprar os ovos com antecedência, porém deixe para entregá-los apenas quando a data estiver bem próxima ou, se possível, no próprio domingo de Páscoa. Para os adultos, que tal trocar os ovos pelas barras de chocolate na hora de presentear? Pesquisa divulgada recentemente pelo Jornal O Globo revela que o preço do grama do chocolate do ovo de Páscoa chega a ser mais de 500% superior ao cobrado pela barra da mesma marca", lembra o executivo;


Ainda quanto aos ovos, quando for comprá-los procure não estar na presença das crianças. Elas são sugestionáveis e podem levá-lo a gastar mais do que o planejado;


Para o almoço de Páscoa, por que não receber a família e os amigos em casa? Certamente todos economizarão e cada convidado ainda pode contribuir com um prato diferente!


Para o cardápio do almoço, procure utilizar itens da cozinha brasileira e que podem ser encontrados com facilidade e a preços competitivos em feiras livres e grandes redes de supermercados. Opte por adquirir com bastante antecedência os alimentos que puderem ser armazenados sem o risco de estragarem na geladeira ou freezer. "E se aquela receita do tradicional bacalhau for imprescindível, pesquisar cuidadosamente os preços também é uma tarefa essencial", recomenda.


Se a ideia é aproveitar o feriado com uma viagem, Pessoa alerta que apenas o planejamento e a disciplina podem garantir um retorno sem dívidas. "Opte por um destino e um meio de transporte cujos preços realmente caibam no seu bolso. É possível se divertir sem gastar muito. Invista na companhia dos entes queridos e uma excelente Páscoa!", finaliza.

Serviço:
www.investmania.com.br.


Continue lendo