Roupas íntimas não são como a maioria das roupas comuns, elas exigem uma série de cuidados com a limpeza e também no armazenamento. "Especialistas indicam atenção especial para essas peças, pois, a limpeza mal feita pode não retirar todos os resíduos e sujeiras das roupas, ocasionando riscos à saúde como infecções, irritações e alergias", alerta Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da rede de lavanderias 5àsec.
Confira algumas dicas para cuidar dessas peças e fazer com que elas durem mais:
Como lavar
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
O ideal é que as roupas íntimas sejam lavadas separadamente dos outros tipos de roupas. Essa orientação também se aplica às roupas femininas e masculinas. "Contar com um serviço especializado é recomendado, atentando-se sempre à utilização de sabão com ph neutro e dispensar o uso de amaciantes e alvejantes", afirma Rejane. Já o processo de secagem deve ser feito em locais fechados, longe do acúmulo de poeira. "Também é muito importante observar a etiqueta da peça e verificar se o fabricante alerta para algum cuidado especifico para aquele tecido, cor, ou modelo", recomenda.
Como guardar
As roupas íntimas devem ser guardadas em uma gaveta separada, longe das roupas comuns, meias, e até mesmo roupas de praia como biquínis, sungas e cangas. Calcinhas e sutiãs devem ser guardados sozinhos em um local arejado, de preferência em sacos de TNT, que garantem boa ventilação às peças.
Para conferir outras dicas sobre cuidados com suas roupas acesse www.5asec.com.br.