A atriz global Giovanna Antonelli é referência de estilo, principalmente com os seus personagens, seja nos looks, na atitude ou nos cabelos. A mudança mais recente, para a novela "A Regra do Jogo", levou a atriz a mudar a cor e o corte das madeixas para viver a personagem Atena. O impacto do visual já vem sendo percebido nos principais salões, que passaram a receber os pedidos de corte, cor e desenho parecidos com os da celebridade.
A técnica usada nos cabelos da atriz é conhecida como "ombré hair", ou seja, é uma tintura pensada para deixar a raiz mais escura e as pontas mais claras, criando uma espécie de dégradé com os tons, que dão mais movimento aos cabelos. O responsável pelo corte da atriz foi o cabeleireiro Anderson Couto, do salão Majestic, no Rio de Janeiro. A ideia é que o cabelo seja versátil e prático.
O estilo combina principalmente com as morenas que desejam clarear os fios e iluminar mais o rosto, e também é ideal para as mulheres que não querem retocar a cor com frequência. Segundo o hairstylist Gil Prando, do iCabelos, é preciso refazer a aplicação da tintura só depois de quatro ou cinco meses por ser uma técnica que já deixa as raízes mais escuras. "A própria irregularidade nos tons dá um certo charme para o cabelo, que tem as mechas esfumadas da raiz às pontas", comenta Gil.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
O processo leva cerca de cinco horas para ser finalizado. No caso de Giovanna, a modificação ocorreu em um dia, mas, mas em cabelos mais escuros pode ser necessário dividir o processo em mais etapas para não afetar tanto a saúde dos cabelos. Dois tons foram usados no cabelo da atriz: baunilha e dourado. Porém, as combinações podem variar de acordo com o estilo e o tom de pele de cada pessoa.
Corte médio
O corte usado por Giovanna Antonelli é bastante clássico, mas ao mesmo tempo é versátil e moderno, colaborando para criar um look mais jovial e iluminar a área do rosto. Além disso, a manutenção dos cachos e a hidratação dos fios deve ser constante devido à descoloração. Para manter a vitalidade dos fios, Prando indica que o tratamento de reconstrução seja realizado semanalmente, podendo ser feito tanto em casa quanto no salão. "O resultado será ainda melhor se o condicionador de uso diário for substituído por uma boa máscara de hidratação", completa o especialista.
Ondulado
O ondulado natural está cada vez mais em alta e deixa o visual mais leve e moderno que o babyliss bem marcado. Segundo Marcelo Brito, do Studio Tez Spa do Cabelo, a textura ondulada dos fios de Giovanna Antonelli pode ser feita de duas maneiras: com spray ou babyliss. O cabeleireiro reforça que o melhor é alternar entre as duas técnicas para não abusar dos finalizadores térmicos. "Um dia com o uso de babyliss, outro sem para não agredir os fios."
Para conseguir o efeito, o profissional recomenda lavar e secar os cabelos (sem escova), e em seguida fazer duas tranças soltas, uma de cada lado. O cabelo deve ficar preso por 30 minutos.
Depois disso, solte aplique um leave-in ou beach spray nas pontas e com a cabeça para baixo amasse os fios em direção a raiz em movimentos suaves. para finalizar aplique um spray de fixação suave, que vai segurar o resultado por mais tempo.
Para quem deseja um resultado mais elaborado ou tem o cabelo muito volumoso e com frizz, Brito recomenda fazer uma escova para diminuir o volume e o aspecto de frizz dos fios. Depois, com o babyliss na vertical, modele as mechas deixando as pontas (se o cabelo for comprido pode ser até 10 centímetros) sem enrolar. Para deixar o aspecto mais natural faça um coque soltinho até a hora de sair de casa.
Quando soltar, borrife um pouco de sea spray a uma distância de 30 centímetros dos cabelos e amasse levemente com as mãos.