Final de ano, época de muitas festas, sinônimo de excessos na alimentação que, consequentemente, pode tirar qualquer um da dieta. Após a deliciosa euforia dos festejos vem a frustração com os quilos a mais e o amargo sabor de derrota. Pensando em tudo isso, o Dieta e Saúde, programa online de emagrecimento, separou dicas preciosas para ajudar a não cair nas tentações e evitar o famoso "enfiar o pé na jaca".
Para começar, a nutricionista Bruna Pinheiro sugere alternativas para montar uma ceia de Natal saborosa e saudável, evitando que todo o progresso da dieta seja perdido.
Carnes
Segundo a nutricionista, as melhores opções são o peru e o tender, e alerta que o pernil pode também ser consumido, desde que sem exageros. Um ponto importante é, na hora de comer, optar por apenas uma das carnes, além de lembrar de descartar as peles que, apesar de saborosas, são ricas em gordura.
Oleaginosas
Além de serem a cara dessa época do ano, as oleaginosas são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais, que protegem o coração. Mas como são alimentos calóricos, a dica é utilizar com arroz ou saladas e evitar servi-las como aperitivos.
Farofa
A farofa pode ser um acompanhamento saudável para a ceia de Natal. Para isso, ingredientes como bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos podem ser substituídos por damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida.
Saladas
As saladas são sempre as melhores opções de entrada para as refeições. Ricas em vitaminas, minerais e fibras, proporcionam a sensação de saciedade e ajudam no controle de exageros durante a noite. Sempre bom ter, ao menos, três opções diferentes de saladas, evitando preparações com molhos a base de maionese ou creme de leite, substituindo esses ingredientes por iogurte desnatado, por exemplo.
Sobremesa
As frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções acertadas por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o corpo. As versões secas e cristalizadas podem ser consumidas, desde que sem exageros, pois contêm o dobro de calorias. Se não puder fugir dos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias.
Brindes da noite
A melhor alternativa são os sucos. Uma ideia é fazer coquetéis de frutas sem álcool e até mesmo um ponche de frutas. Na hora do brinde, pode-se trocar o champanhe por vinho que contém antioxidantes. Mas vale lembrar que aqui a palavra-chave é moderação, limitando-se a apenas uma taça.
E por falar em moderação, evitar os excessos no final do ano pode ser uma missão impossível, já que nesta época o mundo parece conspirar contra qualquer um que esteja dedicado a perder peso. É preciso ser forte e encarnar um status moderado na hora em que todos os sentidos sugerem um deslize. Para facilitar a vida, o nutricionista Bruno Machado, do Dieta e Saúde, oferece oito dicas simples e preciosas para aproveitar as festas sem o risco de ver o ponteiro da balança subir.
1. Preparar-se antes é lei
Para quem pratica alguma atividade física, a ideia é manter um ritmo mais intenso dos exercícios uma semana antes do início das comemorações. Para quem ainda leva uma vida sedentária, é uma ótima oportunidade para iniciar a prática de atividades que, consequentemente, ajuda a ter uma reserva para a época.
2. Jejum jamais!
Antes da festa, o ideal é comer um lanche natural, frutas, sucos de frutas, ou biscoitos integrais, evitando que chegue ao local da comemoração com fome e exagere na alimentação.
3. Exagere... Na salada!
Cerca de 30 minutos antes da ceia, comer um bom prato de saladas, com uma grande variedade de vegetais crus e cozidos, ajuda a se manter saciado e a ter mais controle na hora de montar o prato principal. Outra dica é evitar saladas muito elaboradas com molhos ou queijos, pois apresentam quantidade calórica muito alta e não favorecem em nada no controle de excessos.
4. Observe
Antes de montar o prato, observe todas as opções disponíveis para fazer as escolhas mais corretas, decidindo por alimentos mais saudáveis e evitando pegar "um pouquinho de tudo".
5. Hidrate-se
Um grande aliado nessas datas é a água. Ter sempre em mãos um copo de água garante evitar tentações e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
6. Moderação
Para quem não abre mão de uma bebida alcoólica durante as festas, é importante intercalar a bebida com água e limitar o consumo a, no máximo, uma taça de champanhe ou uma "long neck" de cerveja. Afinal, bebidas alcoólicas contêm muitas calorias e, em grandes quantidades, não fazem bem à saúde.
7. Distraia-se
Tire o foco da comida, aproveite o ambiente para conversar com os outros convidados e se distrair.
8. Rotina progressiva
Se ainda assim, ao final das festas exagerar, não vale se desesperar ou tentar compensar os excessos com dietas altamente restritivas. É recomendado voltar para a rotina normalmente, seguindo a dieta de antes das festas somada à atividade física sempre se hidratando, pois nada como a água para limpar o organismo e ajudar a retomar a evolução.