Por mais simples que pareça, lavar roupas vai muito além do que simplesmente colocá-las na máquina de lavar e esperar que o equipamento faça o resto. Quem quer ter roupas conservadas por mais tempo deve ter alguns cuidados na hora de lavá-las. Segundo Paulo Ricardo, gerente operacional da Prima Clean Lavanderia Express, há erros muito comuns que podem ser evitados. Por isso, ele enumera oito dicas do que NÃO fazer a hora de lavar a roupa. Confira:
Não misture roupas de uso pessoal com as de cozinha (toalhas e panos de prato), panos de limpeza, cobertores de animais e uniformes de pessoas que trabalham em hospitais e outros locais em que haja risco de contaminação (indústrias químicas, por exemplo). As peças usadas na cozinha devem sempre ser lavadas separadamente das demais porque, além de conterem gordura, podem também ter restos de alimentos, além de não ser higiênico misturar essas peças. Já as roupas de trabalho pesado precisam ser lavadas separadamente devido do tipo de sujeira existente.
Não misture roupas muito sujas com as menos sujas. As peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo, que desgastam mais as peças, não havendo necessidade nas roupas com pouca sujidade. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Não deixe as roupas de molho sem necessidade ou de molho por muito tempo. Isso pode provocar manchas e um desbote acentuado. Só as peças muito sujas é que precisam de molho.
Não deixe de ler e seguir as instruções das etiquetas das roupas. Os símbolos de lavagem existem justamente para que você entenda qual é a melhor maneira de conservar aquela peça.
Não misture, em nenhuma hipótese, roupas brancas com coloridas porque elas ficarão manchadas. Mesmo quando você mistura peças brancas àquelas coloridas que não soltam tinta, elas podem amarelar.
Não é o excesso de sabão que limpará suas roupas, portanto, não abuse na quantidade. Quanto mais sabão você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, devido os enxangues não serem eficientes, pode ficar resíduo de sabão nas peças e causar alergia em pessoas mais sensíveis.
Não se esqueça de usar o amaciante em todas as roupas. Uma pequena quantidade basta para deixar as fibras mais macias, facilitar o passamento e deixar as peças com toque suave e perfume.
Não acredite em truques milagrosos para remoção de manchas. Há tecidos que desbotam e até esgarçam com o uso de produtos inadequados ou itens caseiros.
Serviço:
www.primaclean.com.br